31 maio 2009 - 16h48

Secretário da Fifa destaca qualidade das cidades da Copa

As 12 cidades indicadas para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 foram bastante elogiadas pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Na tarde deste domingo, ele entregou ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, a lista com as cidades brasileiras homologadas para receber os jogos da Copa.

Segundo Valcke, além da análise do caderno de encargos entregue por todas as cidades candidatas, o item que tirou todas as dúvidas dos delegados da Fifa foi a visita de inspeção feita em todas as cidades candidatas no início deste ano.

“Fizemos uma visita de inspeção que serviu para saber a organização e os planos das cidades pretendentes. Isso foi possível para avaliar todos os projetos e verificar se foi dentro das informações trazidas por cada cidade no questionário encaminhado à Fifa. Isso foi fundamental para escolher as cidades indicadas”, disse.

Inspeções pelo Brasil

Entre janeiro e fevereiro deste ano, uma delegação da Fifa veio ao Brasil para acompanhar de perto os projetos de cada cidade para receber os jogos da Copa de 2014. A comitiva da Fifa foi formada por Thierry Weil (diretor de marketing), Dick Wiles (vice-presidente da empresa MATCH) e Fúlvio Danilas (gerente da FIFA e responsável pelo projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014). Nas vistorias por todas as cidades brasileiras candidatas a receber os jogos da Copa eles foram acompanhados por representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo, formado pelo presidente Ricardo Teixeira, Joana Havelange, Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Langoni e o consultor de estádios, Carlos de La Corte.

A vistoria em Curitiba ocorreu no dia 01 de fevereiro. O grupo fez uma visita panorâmica pela cidade em um helicóptero, sobrevoando hotéis, hospitais e o sistema de eixos de transporte de Curitiba. Assim teve a oportunidade de conhecer detalhes da infraestrutura curitibana, apontada como um dos diferenciais da cidade para receber os jogos do Mundial de 2014.

Um dos pontos altos da visita foi a ida da delegação à Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense e indicado como palco dos jogos do mundial de 2014 na cidade. A visita à Baixada durou cerca de 40 minutos. A comissão da FIFA desembarcou de helicóptero no gramado da Baixada e depois percorreu toda a estrutura do estádio, conhecendo inclusive a maquete da obra concluída. Os delegados também puderam verificar de perto o início das obras de conclusão do estádio, com os trabalhos realizados na reta oposta (setor Brasílio Itiberê).

Relembre como foi a visita da comitiva da Fifa a Curitiba:

– 09/02/2009 – Copa do MundoComitiva da FIFA avalia como positiva inspeção no Brasil
– 01/02/2009 – Copa do MundoTeixeira: “FIFA leva uma visão ótima daqui"
– 01/02/2009 – Copa do MundoDelegados da FIFA estiveram na Arena
– 01/02/2009 – Copa do MundoCuritiba recebe inspeção da FIFA
– 31/01/2009 – Copa do MundoCuritiba 2014: cidade recebe delegados da FIFA



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…