Uma oportunidade de virada

Perder faz parte do futebol.

Seguramente o campeão brasileiro de 2009 colecionará algumas derrotas nas 38 rodadas. Entretanto, aprenderá com as mesmas. Derrotas, mais que perda de pontos, são oportunidades de aprendizado, de melhoria, inclusive em nossa vida pessoal e profissional.

Quando Geninho chegou no segundo semestre de 2008, de imediato afastou o zagueiro Danilo. Naquele momento, senti sua autoridade e disposição em mudar o que ele via e presenciava. Os resultados surgiram, a classificação para a Sulamericana confirmou-se e o 13. lugar, numa campanha muito boa no segundo turno. Entretanto, o tempo passou e ele acabou sendo desgastado pela sua falta de autoridade junto ao elenco, apostando em jogadores errados, jogadores escalados erroneamente, jogadores que erraram muito nos jogos. Alguém com autoridade não insiste em tantos erros, não compartilha do que vai mal, daquilo que não dá certo. O título estadual foi ganho, mas também, frise-se, pela ruindade geral dos nossos rivais.

Esses erros, pela falta de autoridade e disposição em mudar do nosso técnico custaram-nos muito caro, agora. Erros que arranharam a imagem da instituição CAP!

Porém, é uma oportunidade de virar, de mudar, de aprender com os erros e projetar algo de melhor, no futuro – temos pelo menos 35 jogos este ano!

Que os melhores jogadores (técnica, disciplinar e fisicamente) sejam titulares, seja no gol ou no ataque. Que haja liderança e autoridade, razão e inteligência. Nada melhor que esse exemplo, para mexer com o moral do time. Precisamos de um técnico com perfil de ponta, não meia boca, desempregado crônico.

Um grupo que já mostrou seu valor remota (nos últimos jogos de 2008) e recentemente (nos jogos contra o Corinthians e São Paulo) nós temos, uma geração promissora de juniores chegando, uma torcida sempre presente. Eu acredito na virada. A oportunidade está aí, meu CAP!