3 jul 2009 - 14h15

Atlético x Grêmio: confronto de partidas inesquecíveis

Atlético e Grêmio entram em campo no domingo, às 16h, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, para um duelo marcado por partidas inesquecíveis.

A Batalha do Olímpico, a resposta do Atlético com direito a olé na Arena da Baixada, a goleada sobre os gremistas na Copa Sul-Minas de 2002 e o empate em Erechim são partidas que entraram para a história do confronto.

No Campeonato Brasileiro de 2007, foram dois jogos marcantes. O primeiro, em Porto Alegre, ficou conhecido como a Batalha do Olímpico. O resultado foi um empate por 1 a 1 e dois jogadores atleticanos no hospital. O meia Evandro perdeu um dente e teve outros três quebrados. O atacante Alex Mineiro, hoje no próprio Grêmio, sofreu fraturas no maxilar e no nariz.

No jogo da volta, o Atlético deu a resposta ao adversário em campo. O Furacão venceu por 2 a 0 com direito a olé e um golaço do lateral Michel – Ferreira fez o outro. Após a partida, o volante Claiton foi agredido covardemente na sala de imprensa pelo então gremista Eduardo Costa. No dia seguinte, diretores do Grêmio e o então presidente do conselho deliberativo atleticano Mário Celso Petraglia se envolveram em outra briga.

Confira a matéria do Globo Esporte (30 de julho) sobre a partida e os problemas extra-campo:

Atlético e Grêmio também protagonizaram um duelo que todo atleticano gostaria de esquecer. O Rubro-Negro era o líder do Campeonato Brasileiro de 2004, vencia por 3 a 0 até os 25 minutos do segundo tempo e se aproximava ainda mais do título. Mas o Tricolor, que entrou em campo já rebaixado, empatou a partida. O Atlético não conseguiu se recuperar na competição e ficou com o vice-campeonato.

Outro confronto marcante aconteceu em 2002. Pela Copa Sul-Minas, o Furacão venceu por 5 a 1, de virada, em pleno estádio Olímpico. O meia Rodrigo Fabri marcou para os gaúchos. Adriano, Alex Mineiro e Adauto, três vezes, garantiram a vitória rubro-negra. Com o resultado, o Atlético chegou à final da competição, mas perdeu a decisão para o Cruzeiro.

Ao todo, as equipes se enfrentaram 34 vezes. O Atlético conquistou nove vitórias, empatou 13 vezes e perdeu outras 13 partidas. O último jogo entre Atlético e Grêmio aconteceu em setembro de 2008 e terminou em empate sem gols, na Arena.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…