3 jul 2009 - 14h15

Atlético x Grêmio: confronto de partidas inesquecíveis

Atlético e Grêmio entram em campo no domingo, às 16h, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, para um duelo marcado por partidas inesquecíveis.

A Batalha do Olímpico, a resposta do Atlético com direito a olé na Arena da Baixada, a goleada sobre os gremistas na Copa Sul-Minas de 2002 e o empate em Erechim são partidas que entraram para a história do confronto.

No Campeonato Brasileiro de 2007, foram dois jogos marcantes. O primeiro, em Porto Alegre, ficou conhecido como a Batalha do Olímpico. O resultado foi um empate por 1 a 1 e dois jogadores atleticanos no hospital. O meia Evandro perdeu um dente e teve outros três quebrados. O atacante Alex Mineiro, hoje no próprio Grêmio, sofreu fraturas no maxilar e no nariz.

No jogo da volta, o Atlético deu a resposta ao adversário em campo. O Furacão venceu por 2 a 0 com direito a olé e um golaço do lateral Michel – Ferreira fez o outro. Após a partida, o volante Claiton foi agredido covardemente na sala de imprensa pelo então gremista Eduardo Costa. No dia seguinte, diretores do Grêmio e o então presidente do conselho deliberativo atleticano Mário Celso Petraglia se envolveram em outra briga.

Confira a matéria do Globo Esporte (30 de julho) sobre a partida e os problemas extra-campo:

Atlético e Grêmio também protagonizaram um duelo que todo atleticano gostaria de esquecer. O Rubro-Negro era o líder do Campeonato Brasileiro de 2004, vencia por 3 a 0 até os 25 minutos do segundo tempo e se aproximava ainda mais do título. Mas o Tricolor, que entrou em campo já rebaixado, empatou a partida. O Atlético não conseguiu se recuperar na competição e ficou com o vice-campeonato.

Outro confronto marcante aconteceu em 2002. Pela Copa Sul-Minas, o Furacão venceu por 5 a 1, de virada, em pleno estádio Olímpico. O meia Rodrigo Fabri marcou para os gaúchos. Adriano, Alex Mineiro e Adauto, três vezes, garantiram a vitória rubro-negra. Com o resultado, o Atlético chegou à final da competição, mas perdeu a decisão para o Cruzeiro.

Ao todo, as equipes se enfrentaram 34 vezes. O Atlético conquistou nove vitórias, empatou 13 vezes e perdeu outras 13 partidas. O último jogo entre Atlético e Grêmio aconteceu em setembro de 2008 e terminou em empate sem gols, na Arena.



Últimas Notícias