15 jul 2009 - 23h04

Uma no cravo, outra na ferradura

Jogando um futebol apático e sem criatividade, o Atlético não suportou a pressão do Santo André e perdeu mais uma partida no Campeonato Brasileiro 2009. O único gol da partida, realizada no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP, foi contra, marcado pelo volante atleticano Valencia. Com a derrota, o rubro-negro segue com 11 pontos conquistados, ocupando a décima quarta posição na competição.

Vindo de vitórias na última rodada do campeonato, Atlético e Santo André iniciaram o jogo de forma cadenciada e sem criatividade. Os primeiros 20 minutos de partida ficaram marcados pelo excesso de passes errados e pela falta de competência do setor de armação das duas equipes. Os pouco lances de ataque ficaram por conta de chutes de longa distância, que nem sequer preocupavam os goleiros.

Após o longo tempo de letargia dos dois times, o jogo ganhou emoção. Aos 21 minutos, o Atlético chegou ao gol do Ramalhão pela primeira vez e quase abriu o placar. O atacante Wesley recebeu a bola dentro da área, se livrou de dois marcadores e bateu forte para grande defesa do bom goleiro Neneca.

Aos 22 minutos, foi a vez do Santo André chegar ao gol atleticano. O veteraníssimo Marcelinho Carioca cobrou uma falta com muito perigo, assustando o goleiro Vinícius. Já aos 25, o meia atleticano Paulo Baier cobrou uma falta da entrada da área, o goleiro Neneca se complicou, soltou a bola e por pouco o Furacão não aproveitou o lance.

Conduzido pelo rápido Wesley, o rubro-negro começou a gostar do jogo. Aos 31 minutos, o atacante atleticano aproveitou uma bobeira da defesa da equipe paulista, entrou na grande área e bateu forte para outra grande defesa do goleiro Neneca. Aos 34 minutos foi a vez do volante Valencia cruzar uma bola perigosa na área, Rafael Moura subiu sozinho e cabeceou com muito perigo.

Após a chance perdida pelo atacante Rafael Moura, o time atleticano diminuiu o ritmo. O Santo André aproveitou os espaços dados pela equipe do Furacão e assustou a defesa paranaense por diversas oportunidades. Aos 38 minutos, o lateral Gustavo Nery aproveitou a bobeira do Atlético e mandou um balaço que por pouco não estufou a rede do goleiro Vinicius.

Aos 40, o Ramalhão chegou mais uma vez com muito perigo. Aproveitando um erro de passe do atacante atleticano Rafael Moura, a equipe paulista armou um ataque com muita velocidade, o atacante Antônio Flávio chutou forte e, após um desvio na zaga atleticana, a bola quase “morreu” no fundo das redes do Furacão. Já aos 44 minutos, o meia Élvis fez de tudo dentro da área atleticana e bateu rasteiro, a bola tomou o rumo da trave e por pouco não entrou.

Segundo tempo: Pressão paulista e apatia paranaense

A segunda etapa de jogo começou da mesma forma que a primeira acabou: mesmos times em campo e o Santo André pressionando. Já no primeiro minuto do segundo tempo, o meia Élvis aproveitou a desatenção do time atleticano, que voltou do intervalo sonolento, e bateu forte para uma linda defesa de Vinícius. No lance seguinte, o time paulista fez um levantamento na área atleticana, o atacante Nunes subiu sozinho e cabeceou no canto do goleiro rubro-negro que mais uma vez fez uma bela defesa.

Após a pressão inicial, o Santo André abriu o placar aos 5 minutos do segundo tempo. Marcelinho Carioca bateu escanteio e, livre na área, o volante atleticano Valencia cabeceou contra o próprio gol. Depois da abertura do placar, o Santo André diminuiu o ritmo da partida e deu campo para o Atlético voltar para o jogo. Aos 10 minutos, o lateral Márcio Azevedo fez uma bela jogada individual, tocou para Rafael Moura que quase consegue um empate em um bate-rebate com a defesa paulista.

Buscando o empate a todo custo, aos 17 minutos, o técnico atleticano Waldemar Lemos sacou o meia Paulo Baier do jogo e apostou no jovem atacante Patrick. A alteração incendiou a equipe atleticana, deixando o time rubro negro mais veloz e criativo. Aos 22 minutos, o meia Marcinho alçou uma bola na área paulista, o volante Chico subiu sozinho e cabeceou para fora. Já aos 23 foi a vez de Márcio Azevedo chutar cruzado, com perigo, e assustar o goleiro Neneca.

No tudo ou nada, aos 30, o volante Valencia levantou outra bola na área do Ramalhão, o goleiro da equipe do ABC subiu mal e quase entrega o gol de empate para o atacante Rafael Moura, jogador que não fez nada durante a partida.

Tentando aproveitar o embalo do Atlético na partida, Waldemar Lemos trocou o atacante Wesley pelo lateral Alex Sandro. A alteração não surtiu efeito e aos 40 minutos o Santo André quase fez o segundo gol. O lateral paulista Cicinho passou por três defensores e tocou para Marcelinho Carioca. Livre, o meia bateu de primeira e obrigou o goleiro Vinícius fazer outra boa defesa.

Aos 41 minutos, o treinador rubro-negro fez a última alteração, trocando o atacante Rafael Moura pelo, também, atacante Eduardo. Mesmo com a alteração o Furacão não criou mais nada e aceitou a marcação do Santo André que só esperou o apito final do árbitro Célio Amorim.

Na próxima rodada do campeonato, que será realizada no domingo, o Atlético enfrentará o Coritiba, na Arena da Baixada. A equipe atleticana não poderá contar com o atacante Wesley. Em contrapartida, o treinador Waldemar Lemos terá a volta do atacante Wallyson e, dependendo das negociações, a reestreia do ídolo atleticano Alex Mineiro.

%ficha=715%



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…