25 jul 2009 - 13h23

A raça está de volta!

“Quem já foi rei jamais perde a majestade”. Velho ditado, mas facilmente aplicado a Claiton, que realizou exames médicos no CT do Caju nesta sexta-feira e voltará a vestir a camisa rubro-negra, que tanto encarnou com raça e determinação, enchendo os olhos da torcida atleticana. Com sua volta, a equipe volta a ter um comandante dentro de campo, chamando o jogo para si, tocando o time para frente e convocando os apaixonados torcedores a continuarem a festa nas arquibancadas.

Mas demorou para o volante voltar a ocupar o posto mais do que especial no coração dos torcedores. No começo do ano, surgiram boatos de que Claiton estaria negociando sua volta para o Atlético. Várias informações de bastidores davam conta de que o jogador estava em Curitiba e seria anunciado como reforço do Furacão para a temporada 2009. Porém, a diretoria atleticana desmentiu o interesse pelo jogador, inclusive afirmando que não seria anunciada mais nenhuma contratação neste início de temporada.

Mesmo com o desmentido, os boatos continuaram a circular. Emissoras de rádios e sites divulgaram que o acerto estava bem próximo de ocorrer. Ao mesmo tempo, o Consadole Sapporo fez a apresentação oficial do elenco e o único jogador ausente foi Claiton. O site do clube japonês informou que o atleta não poderia comparecer em função dos problemas de saúde de seu pai. Mesmo assim, os japoneses afirmaram que contavam com Claiton para esta temporada e anunciaram que ele trocaria a camisa 15 pela camisa 10 em 2009. Mas a novela ainda não havia terminado. Logo depois, o presidente Marcos Malucelli admitiu pela primeira vez que o clube estava interessado em Claiton, inclusive afirmando que houve um acerto em relação ao salário do atleta. Quando tudo parecia se encaminhar para um acerto, os japoneses recuaram e desistiram de liberar o volante, alegando que não teriam como repor a sua perda.

Assim, Claiton não conseguiu retornar ao Atlético no primeiro semestre deste ano. Há algumas semanas, ele voltou a manter contato com os diretores do clube e acelerou sua saída do Sapporo. Na semana passada, seu contrato com o time japonês foi rescindido e o caminho ficou aberto para o acerto com o Furacão. Ele chegou ao Brasil na terça-feira. Ontem, realizou um teste isosinético e uma avaliação espirométrica no CT do Caju. Com a aprovação nos exames médicos, foi liberado para assinar contrato.

De volta aos braços da torcida atleticana, o volante será apresentado à imprensa na tarde deste sábado na sala de imprensa da Arena, pouco antes do jogo contra o Avaí. Em entrevista publicada no site oficial do clube, antecipou a expectativa de voltar a vestir a camisa rubro-negra: “Espero passar uma energia positiva para o time para que as coisas fluam bem. E voltar à Arena para reencontrar a torcida vai ser muito bom. Estou esperando muito por isso. Mas logo quero voltar dentro de campo, correndo e jogando”.

Saída

Destaque no Atlético entre o segundo semestre de 2007 e o início de 2008, Claiton foi negociado com o Consadole Sapporo, do Japão, em fevereiro do ano passado. A saída do jogador foi muito polêmica porque ele era um dos líderes do elenco e peça fundamental no esquema do então técnico Ney Franco.

Sem Claiton no time, o Atlético viu escapar a chance de ser campeão paranaense na Baixada e foi eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil. Mesmo do outro lado do mundo, o volante jamais se desligou do mundo atleticano e acompanhava sempre os passos rubro-negros nas competições que disputou.

No ano passado, o Consadole Sapporo foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Japonês. Claiton retornou ao Brasil antes do término da competição em função de problemas de saúde de seu pai. Neste ano, o Sapporo é apenas o 9º colocado na segunda divisão, bem atrás dos líderes.

Ídolo

Claiton volta ao Atlético em um momento em que a equipe atravessa um momento delicado no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro tem uma das quatro piores campanhas e está ameaçado pelo rebaixamento. O volante chega ao clube na mesma semana em que Alex Mineiro, outro ídolo da torcida, foi apresentado.

A expectativa é de que o time ganhe em experiência e liderança. Nos últimos meses, o nome de Claiton foi gritado pelos torcedores em diversas ocasiões. Tratava-se de um pedido por reforços e pela chegada de jogadores identificados com o clube.

Agora, o torcedor atleticano pode finalmente comemorar o retorno do Predador. Mas assistir a um jogo seu com a camisa rubro-negra levará mais alguns dias. Ele somente terá condições de jogo no próximo mês, com a abertura da janela para inscrição de atletas que estavam atuando no exterior.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…