Prova matemática: o time não vale nada
Não vou falar sobre o jogo de ontem contra o Avaí. Meu objetivo de hoje é provar matematicamente que esse nosso time atual não vale nada.
Em matemática 1 + 1 = 2. Porém em grupos, na sociedade ou em organismos essa igualdade não vale, pois sabe-se empiricamente que nesses casos o todo é mais do que a soma das partes. Vejamos como isso ficaria através de uma modelagem matemática.
Nosso modelo matemático deve ser simples. Multiplicaremos as possibilidades de toques de bola após cada passe até o chute a gol, saída ou roubada de bola. O resultado é o valor da jogada. Afinal, futebol é toque de bola e chute a gol, não é verdade? Posse de bola também conta, portanto quanto mais passes que resultem em um arremate a gol, melhor, mais parcelas na multiplicação. Finalmente, o valor de uma partida é dado pela soma das jogadas nela realizadas.
Peguemos como exemplo o esquema tático 3-5-2 e vejamos uma jogada clássica de um bom time.
A bola está com o goleiro. Excluiremos o chutão pra frente, pois o nosso time é um time e bom. O goleiro tem então 3 possibilidades para a saída de bola através dos zagueiros.
Bola com um dos zagueiros. Ele tem 2 outros zagueiros como opção e mais 3 meio-campistas e 2 laterais, somando 7 possibilidades de toques. Consideremos que 4 desses companheiros estejam marcados. Sobram 3 possibilidades.
Bola pra frente, o meio-campo já está com a bola. Dois atacantes, mais 2 meios-campistas e 1 lateral como possibilidades de passe. Três estão marcados. Há então 2 possibilidades de passe. Um deles recebe a bola e realiza o chute final a gol.
Segundo o nosso modelo neste exemplo temos 1 x 3 x 3 x 2 x 1 = 18, sendo esse o valor da jogada de um grupo que se comporta assim.
Como ficaria o modelo se aplicado ao nosso amado time atualmente?
Jogada típica: goleiro dá o chutão pra frente de sempre. Quase todo mundo está marcado. Há 2 com chances de pegar a bola. Se alguém conseguir dominar vai segurar a bola ou jogar pra trás, há três companheiros atrás, os outros estão se escondendo do jogo. Bola pra trás: -3 (sim, inversão de direção é menos). Finalmente a bola é roubada, resultando em zero chances futuras de passe. Fim da jogada.
Temos então: 1 x 2 x (-3) x 0 = 0 é o valor dessa jogada.
Sendo que nosso time quase não chuta a gol e se comporta como no segundo exemplo, zero é o quanto vale o nosso time atualmente. Zero à direita ou à esquerda, não importa, antes ou depois da vírgula. Como quiserem.
Está provado matematicamente. Se não tivermos toques de bola pra frente com finalizações a gol nunca seremos um time de futebol e o nosso todo nunca será maior que a soma das partes.
Política, vaidades, finanças, cartolagem, paixões, violência e esoterismos à parte.