O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
26 jul 2009 - 20h24

Prova matemática: o time não vale nada

Não vou falar sobre o jogo de ontem contra o Avaí. Meu objetivo de hoje é provar matematicamente que esse nosso time atual não vale nada.

Em matemática 1 + 1 = 2. Porém em grupos, na sociedade ou em organismos essa igualdade não vale, pois sabe-se empiricamente que nesses casos o todo é mais do que a soma das partes. Vejamos como isso ficaria através de uma modelagem matemática.

Nosso modelo matemático deve ser simples. Multiplicaremos as possibilidades de toques de bola após cada passe até o chute a gol, saída ou roubada de bola. O resultado é o valor da jogada. Afinal, futebol é toque de bola e chute a gol, não é verdade? Posse de bola também conta, portanto quanto mais passes que resultem em um arremate a gol, melhor, mais parcelas na multiplicação. Finalmente, o valor de uma partida é dado pela soma das jogadas nela realizadas.

Peguemos como exemplo o esquema tático 3-5-2 e vejamos uma jogada clássica de um bom time.

A bola está com o goleiro. Excluiremos o chutão pra frente, pois o nosso time é um time e bom. O goleiro tem então 3 possibilidades para a saída de bola através dos zagueiros.

Bola com um dos zagueiros. Ele tem 2 outros zagueiros como opção e mais 3 meio-campistas e 2 laterais, somando 7 possibilidades de toques. Consideremos que 4 desses companheiros estejam marcados. Sobram 3 possibilidades.

Bola pra frente, o meio-campo já está com a bola. Dois atacantes, mais 2 meios-campistas e 1 lateral como possibilidades de passe. Três estão marcados. Há então 2 possibilidades de passe. Um deles recebe a bola e realiza o chute final a gol.

Segundo o nosso modelo neste exemplo temos 1 x 3 x 3 x 2 x 1 = 18, sendo esse o valor da jogada de um grupo que se comporta assim.

Como ficaria o modelo se aplicado ao nosso amado time atualmente?

Jogada típica: goleiro dá o chutão pra frente de sempre. Quase todo mundo está marcado. Há 2 com chances de pegar a bola. Se alguém conseguir dominar vai segurar a bola ou jogar pra trás, há três companheiros atrás, os outros estão se escondendo do jogo. Bola pra trás: -3 (sim, inversão de direção é menos). Finalmente a bola é roubada, resultando em zero chances futuras de passe. Fim da jogada.

Temos então: 1 x 2 x (-3) x 0 = 0 é o valor dessa jogada.

Sendo que nosso time quase não chuta a gol e se comporta como no segundo exemplo, zero é o quanto vale o nosso time atualmente. Zero à direita ou à esquerda, não importa, antes ou depois da vírgula. Como quiserem.

Está provado matematicamente. Se não tivermos toques de bola pra frente com finalizações a gol nunca seremos um time de futebol e o nosso todo nunca será maior que a soma das partes.

Política, vaidades, finanças, cartolagem, paixões, violência e esoterismos à parte.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…