O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
27 jul 2009 - 10h23

O básico do básico

Será que o time do Santo André é melhor do que o nosso? Será que o time do Vitória o é?

E o que dizer do surpreendente Barueri? Será mesmo tão surpreendente assim, considerando um campeonato de baixíssimo nível técnico, talvez um dos mais fracos dos últimos anos, que tem como líder atual o Atlético de Minas?

E essa arrancada do Avaí, então? Que começou como forte candidato ao rebaixamento pela ridícula e parcialíssima mídia nacional (leia-se RJ/SP), e que agora tem mostrado um bom esquema de jogo armado pelo competente Silas, mas lanço a pergunta: individualmente, os jogadores do Avaí são melhores do que os nossos?

Na minha modesta visão de torcedor e também na condição de humilde observador do mundo da bola, a resposta é simples: alguns times, por mais deficiência de “craques” que tenham, ao menos tem esquema tático, ao menos conseguem com uma arrancada e roubada de bola em sua área, em três ou quatro toques chegar ao gol, como vimos o time catarinense fazer no sábado.

Ao menos conseguem produzir boas jogadas pelas laterais e fazer o meio campo funcionar com a bola NO CHÃO, e não dando balão lá atrás e toquinho de cabeça, como vemos o Atlético fazer.

Não que só isso ganhe jogo, afinal, no esporte, geralmente alguém vence. Mas existem também aqueles que perdem, mas o fazem lutando.

E isso, amigos, é esquema tático. E esquema tático vem, ou deveria vir, do comandante técnico.

É certo que não é culpa do mesmo se um jogador escorrega na entrada da área ou pisa na bola, permitindo um contra-ataque do adversário.

Mas jogador escondido atrás da marcação, balão, falta de jogadas pelas laterais, falta de conclusão para o gol, perda da segunda bola, erros crassos em toques curtos, matar jogada, isso sim é reflexo de falta de esquema, ou falta de comando.

Se times com jogadores tecnicamente inferiores conseguem ter o mínimo de conjunto, conseguem obedecer a um esquema pré-estabecido, porque o nosso não? Mas será que ao menos se estabeleceu um esquema, será que ao menos se tentou dar um padrão de jogo?

Se o time até certo ponto consegue ir à frente contando com a habilidade de jogadores como Wesley e Alex Mineiro, mas que se desmonta completamente ao tomar um gol, como se explica isso? Se esse time tinha uma sombra de esquema tático, essa sumiu completamente, pois não se consegue dar aos comandados um mínimo de espírito de reação! Cadê alguém pra GRITAR, ou melhor, que ao menos FALE alguma coisa?

Não chuta no gol, não reage na adversidade, erros infantis, falta de ânimo, passividade, esse é o nosso time hoje. Bons jogadores, mas atitude zero.

O que o Atlético precisa é jogar o básico do básico, pois existem times tecnicamente inferiores sim (ou vão dizer que o Muriqui é melhor do que o Alex Mineiro, e que o rodado Marquinhos põe o Marcinho no bolso?), mas que jogam, que lutam, que se sobrepõem e obedecem taticamente, mas lembrem-se, para se obedecer taticamente é preciso ter tática.

E para se aliar a tática, precisamos também de comando, e de inteligência.

Ainda dá tempo.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…