1 ago 2009 - 16h32

Antonio Lopes volta ao Furacão

O carioca Antonio Lopes dos Santos, 68 anos, é o novo técnico do Atlético Paranaense. A diretoria apostou em uma figura conhecida da torcida para livrar o time da incômoda situação no Campeonato Brasileiro. Lopes já dirigiu o Atlético em outras três ocasiões, sendo a última em 2007. Ex-delegado de polícia, tem fama de ser um treinador linha dura, que não admite indisciplina e trabalha muito.

Apesar do perfil de disciplinador, Lopes não era o nome preferido da diretoria atleticana para substituir o condescendente Waldemar Lemos, que pediu demissão na quarta-feira, depois da derrota para o Goiás. O nome de consenso era Emerson Leão. O ex-técnico do Sport foi consultado, mas recusou a oferta atleticana alegando problemas particulares.

Com a negativa de Leão, outros nomes foram cogitados. Cuca também recebeu uma proposta, mas não a aceitou. Vagner Mancini, Leandro Niehues, Sérgio Guedes e Paulo Bonamigo também foram cogitados em reuniões da diretoria, mas as negociações não avançaram.

Com isso, Antonio Lopes ganhou força. A seu favor, pesou a experiência e o fato de conhecer bem o ambiente do Atlético. Além disso, ele já trabalhou com o preparador físico Riva de Carli e aceitou a imposição da diretoria atleticana de indicar apenas um auxiliar técnico, mantendo a comissão do clube. Mais uma vez, Antonio Lopes trabalhará ao lado de seu filho Lopes Júnior, que vem sendo auxiliar há vários anos.

Esta será a quarta vez que o técnico trabalhará no Furacão. A primeira foi em 2000. Depois de um bom trabalho na Copa João Havelange, recebeu uma proposta para ser supervisor da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Em 2005, assumiu uma equipe desacreditada e chegou ao vice-campeonato da Libertadores. No meio da temporada, pediu demissão para assumir o Corinthians, clube com o qual conquistou o título brasileiro.

A última passagem pelo Atlético, em 2007, não foi boa. A situação do Atlético no Campeonato Brasileiro era muito ruim e o treinador não conseguiu recuperar o time. Foi demitido depois de apenas 16 jogos, sob forte cobrança da torcida.

A diretoria atleticana espera Antonio Lopes e o auxiliar Júnior Lopes em Londrina, neste domingo, para acompanhar o jogo contra o Fluminense.

Carreira

Delegado da Polícia Civil aposentado, Antonio Lopes é um dos mais experientes treinadores do futebol brasileiro em atividade. Porém, seu período de maior prestígio ocorreu há alguns anos. Ele está desempregado há exatamente um ano. Seu último clube foi o Vasco, de onde foi demitido em 2008.

O técnico é carioca e já dirigiu o Olaria, América-RJ, Vasco, seleção do Kuwait, Fluminense, Flamengo, Sport, Al Wasl-EAU, Portuguesa, Belenenses-POR, Internacional, Santos, Al Hilal-SAU, Cruzeiro, Cerro Porteño-PAR, Paraná Clube, Atlético, Grêmio e Goiás. Foi também supervisor técnico da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Além disso, foi campeão paranaense (96 e 2004), carioca (97, 98, 99 e 2003), brasileiro (97) e da Libertadores (98).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…