1 ago 2009 - 11h56

Riva já comandou o Atlético em oito jogos

O preparador físico Riva de Carli, que neste domingo tem a missão de comandar o Atlético contra o Fluminense, no estádio do Café, em Londrina, já comandou o Furacão em oito oportunidades – sendo uma delas também de forma interina, na Copa João Havelange de 2000.

Em 2002, Riva chegou a ser efetivado no cargo de treinador, disputando a fase final do Campeonato Paranaense – ele comandou o time campeão do Spercampeonato Paranaense daquele ano e na campanha desastrosa do Furacão na Copa dos Campeões. Em oito jogos no comando do Furacão, ele obteve três vitórias, um empate e quatro derrotas.

No novo desafio no comando do Atlético, Riva afirma estar atendendo a um pedido do presidente Marcos Malucelli. “É uma situação difícil que o Atlético vem passando. Eu estou dirigindo o grupo, para estarmos bem organizados no jogo de domingo. Foi uma solicitação do presidente e junto com os jogadores estamos transferindo o trabalho para definirmos a equipe para domingo”, disse. No entanto, ele afirma que não pretende ser efetivado no cargo de treinador, pois sua função no clube é a de preparador físico. “minha posição é bem definida. Eu sou preparador físico e tenho uma responsabilidade grande para melhor a parte atlética dos nossos jogadores. Mas estou aqui para executar um trabalho para esta partida contra o Fluminense. As decisões são tomadas todas em conjuntos para vermos o melhor caminho”, completou Riva.

História no Atlético

Riva tem um relação muito forte com o Atlético. Ele começou a trabalhar no clube em 1994 e permaneceu no cargo mesmo após as drásticas reformas pelas quais o Atlético passou nos anos seguintes. Conquistou 12 títulos, incluindo a Série B de 95, os Campeonatos Paranaenses de 98, 2000, 2001 e 2002, a Seletiva em 99 e o Campeonato Brasileiro em 2001.

Em 2002, depois de fracassar como técnico na Copa dos Campeões, Riva deixou o Atlético e treinou o Grêmio Maringá, que na época havia acertado uma parceria com o Furacão. A experiência durou só um mês e ele acabou pedindo demissão. Depois disso, trabalhou no futebol chinês (Beijing Guan e Xanxi Guoli) e no Bahia, indicado por Vadão, com quem havia trabalhado no Atlético.

Riva voltou ao Atlético em maio de 2005, atendendo a um chamado do então presidente Mário Celso Petraglia, e fez parte da comissão técnica de Antonio Lopes na campanha do vice-campeonato da Libertadores. Mesmo com a saída de Lopes, Riva permaneceu e trabalhou como outros treinadores, como o alemão Lothar Matthäus.

Porém, logo após a saída de Matthäus, o Rubro-Negro abandonou a ideia de ter uma comissão técnica permanente no clube. Com a chegada de Givanildo Oliveira, foi contratado também o preparador físico Wellington Vero. A diretoria atleticana tentou manter Riva em outra função, mas ele não aceitou e pediu desligamento.

Acompanhando Antonio Lopes, trabalhou no Goiás e no Fluminense. Em 2007, foi recomendado pelo curitibano Cuca ao Botafogo e iniciou uma parceria com o treinador, tendo trabalhado com ele também no Santos, Fluminense e Flamengo.

Confira os jogos do Atlético sob o comando de Riva de Carli:

– 28/09/2000 – Corinthians 2 x 3 Atlético – Copa João Havelange
– 22/05/2002 – Atlético 3 x 0 Prudentópolis – Paranaense
– 25/05/2002 – Atlético 0 x 0 Iraty – Paranaense
– 30/05/2002 – Atlético 6 x 1 Paraná – Paranaense
– 02/06/2002 – Paraná 4 x 1 Atlético – Paranaense
– 03/07/2002 – Flamengo 1 x 0 Atlético – Copa dos Campeões
– 06/07/2002 – São Caetano 2 x 1 Atlético – Copa dos Campeões
– 13/07/2002 – Atlético 2 x 3 Goiás – Copa dos Campeões



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…