4 ago 2009 - 14h09

Atlético contrata Zulu, vice-artilheiro do Catarinense

O Atlético acertou nesta terça-feira o atacante Zulu, de 26 anos, que estava no Criciúma. O jogador chega por empréstimo até o final desta temporada. O presidente do time catarinense, Édson Búrigo, confirmou a negociação, mas o Atlético somente deve confirmar a contratação no final da tarde, já que o jogador precisa ser aprovado nos exames médicos.

O interesse do Atlético por Zulu é antigo. O clube já havia tentado contratar o atacante no início do ano passado, quando ele defendia o Santa Cruz, do Rio Grande do Sul. Coritiba e Brasiliense também sondaram o atleta, mas ele acabou indo para o Criciúma. No Tigre, ele confirmou a fama de goleador. Foi o segundo maior artilheiro do Campeonato Catarinense deste ano, com 14 gols, três a menos que Bruno Cazarine, da Chapecoense. Na Série B do ano passado, foi o principal artilheiro do Criciúma, com 8 gols.

Contando com ex-jogadores do Atlético como os meias Welington e Cleverson, o Tigre fez uma campanha ruim e foi eliminado já na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, encerrada no último final de semana. A equipe obteve apenas 7 pontos em 8 jogos e marcou apenas 6 gols – Zulu não fez nenhum. Com o quarto lugar do Grupo D e a desclassificação, a negociação de Zulu com o Atlético ficou mais fácil. Sem calendário até outubro, o time concordou em emprestar o atacante.

Trajetória

Zulu tem 1,91 m e atua na posição de centroavante, valendo-se especialmente de sua boa condição no jogo aéreo. Revelado pelo Grêmio, ele foi promovido ao time profissional em 2004, na mesma safra que revelou o goleiro Galatto. Depois, passou por várias equipes do futebol brasileiro. Esteve no Novo Hamburgo, Paraná, Villa Nova, Brasil de Pelotas, XV de Piracicaba, União Barbarense, Metropolitano, Esportivo e Santa Cruz, antes de chegar ao Criciúma.

Em 2007, Zulu destacou-se atuando pelo Esportivo, de Bento Gonçalves. Marcou seis gols na Série C do Brasileiro e outros oito na Copa Paulo Rogério Amoretty, o que fez dele o terceiro artilheiro da competição. No ano passado, foi o principal destaque do Santa Cruz no Campeonato Gaúcho, com cinco gols. Ao chegar ao time, declarou à reportagem da Zero Hora: “Meu estilo de jogo é de força. Não desisto das jogadas até concluir o gol. Afinal, atacante vive de gols, né?”.

Ficha técnica
Nome completo: Carlos Eduardo Alves Albina (Zulu)
Posição: atacante
Data de nascimento: 05/09/1983
Local de nascimento: Tramandaí (RS)
Altura: 1.92 m – Peso: 86 kg
Clubes anteriores: Novo Hamburgo, Grêmio, Paraná, Villa Nova, Brasil de Pelotas, XV de Piracicaba, União Barbarense, Metropolitano, Esportivo, Santa Cruz-RS e Criciúma

Gols

Confira um apanhado dos gols de Zulu em vídeo publicado no YouTube:



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…