4 ago 2009 - 14h09

Atlético contrata Zulu, vice-artilheiro do Catarinense

O Atlético acertou nesta terça-feira o atacante Zulu, de 26 anos, que estava no Criciúma. O jogador chega por empréstimo até o final desta temporada. O presidente do time catarinense, Édson Búrigo, confirmou a negociação, mas o Atlético somente deve confirmar a contratação no final da tarde, já que o jogador precisa ser aprovado nos exames médicos.

O interesse do Atlético por Zulu é antigo. O clube já havia tentado contratar o atacante no início do ano passado, quando ele defendia o Santa Cruz, do Rio Grande do Sul. Coritiba e Brasiliense também sondaram o atleta, mas ele acabou indo para o Criciúma. No Tigre, ele confirmou a fama de goleador. Foi o segundo maior artilheiro do Campeonato Catarinense deste ano, com 14 gols, três a menos que Bruno Cazarine, da Chapecoense. Na Série B do ano passado, foi o principal artilheiro do Criciúma, com 8 gols.

Contando com ex-jogadores do Atlético como os meias Welington e Cleverson, o Tigre fez uma campanha ruim e foi eliminado já na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, encerrada no último final de semana. A equipe obteve apenas 7 pontos em 8 jogos e marcou apenas 6 gols – Zulu não fez nenhum. Com o quarto lugar do Grupo D e a desclassificação, a negociação de Zulu com o Atlético ficou mais fácil. Sem calendário até outubro, o time concordou em emprestar o atacante.

Trajetória

Zulu tem 1,91 m e atua na posição de centroavante, valendo-se especialmente de sua boa condição no jogo aéreo. Revelado pelo Grêmio, ele foi promovido ao time profissional em 2004, na mesma safra que revelou o goleiro Galatto. Depois, passou por várias equipes do futebol brasileiro. Esteve no Novo Hamburgo, Paraná, Villa Nova, Brasil de Pelotas, XV de Piracicaba, União Barbarense, Metropolitano, Esportivo e Santa Cruz, antes de chegar ao Criciúma.

Em 2007, Zulu destacou-se atuando pelo Esportivo, de Bento Gonçalves. Marcou seis gols na Série C do Brasileiro e outros oito na Copa Paulo Rogério Amoretty, o que fez dele o terceiro artilheiro da competição. No ano passado, foi o principal destaque do Santa Cruz no Campeonato Gaúcho, com cinco gols. Ao chegar ao time, declarou à reportagem da Zero Hora: “Meu estilo de jogo é de força. Não desisto das jogadas até concluir o gol. Afinal, atacante vive de gols, né?”.

Ficha técnica
Nome completo: Carlos Eduardo Alves Albina (Zulu)
Posição: atacante
Data de nascimento: 05/09/1983
Local de nascimento: Tramandaí (RS)
Altura: 1.92 m – Peso: 86 kg
Clubes anteriores: Novo Hamburgo, Grêmio, Paraná, Villa Nova, Brasil de Pelotas, XV de Piracicaba, União Barbarense, Metropolitano, Esportivo, Santa Cruz-RS e Criciúma

Gols

Confira um apanhado dos gols de Zulu em vídeo publicado no YouTube:



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…