Apesar das críticas e vaias, Marcinho vira referência
Ele é o artilheiro do Atlético no Campeonato Brasileiro, com cinco gols. Também é o jogador do clube com mais assistências na competição, empatado com Paulo Baier. Ambos deram três passes que resultaram em gols. Mesmo com esses números a favor, Marcinho vem sendo um dos principais alvos de críticas dos comentaristas esportivos e de vaias de torcedores.
Com o gol marcado contra o Cruzeiro, Marcinho, 28 anos, chegou à marca de cinco e superou o zagueiro Rafael Santos, que fez quatro gols no Brasileirão e, nesta semana, foi emprestado para o Bologna, da Itália.
O próprio Marcinho ajudou Rafael Santos a atingir essa marca. O meia fez os cruzamentos para os dois gols marcados pelo zagueiro no empate por 2 a 2 com o São Paulo, ambos em escanteios. A terceira assistência de Marcinho foi na partida contra o Internacional, quando tocou a bola para Wesley marcar o terceiro jogo da vitória por 3 a 2.
Dos cinco gols de Marcinho, dois foram marcados em chutes dentro da área e um de cabeça. O jogador também fez um gol de falta, contra o Palmeiras, e um de pênalti, contra o Internacional.
O meia também se destaca no aspecto defensivo. Segundo dados do GloboEsporte.com, ele é o sexto jogador do Atlético com mais desarmes foram 17 em 15 jogos. Os líderes nessa estatística são Márcio Azevedo (40 em 16 jogos), Valencia (33 em 13), Rhodolfo (28 em 14), Rafael Santos (20 em 11) e Chico (18 em 11).
No aspecto disciplinar, Marcinho tem uma conduta atípica. Recebeu apenas um cartão amarelo em 15 jogos. No entanto, foi expulso contra o Atlético Mineiro, após cometer falta violenta em um adversário.
No total de 2009, Marcinho é o vice-artilheiro da equipe e o jogador com mais assistências. O artilheiro é o atacante Rafael Moura com 19 gols em 37 jogos 35 como titular. Marcinho tem 11 gols e seis assistências em 37 partidas 32 como titular.
Reportagem: Silvio Rauth Filho, para o Jornal do Estado