7 ago 2009 - 14h01

Apesar das críticas e vaias, Marcinho vira referência

Ele é o artilheiro do Atlético no Campeonato Brasileiro, com cinco gols. Também é o jogador do clube com mais assistências na competição, empatado com Paulo Baier. Ambos deram três passes que resultaram em gols. Mesmo com esses números a favor, Marcinho vem sendo um dos principais alvos de críticas dos comentaristas esportivos e de vaias de torcedores.

Com o gol marcado contra o Cruzeiro, Marcinho, 28 anos, chegou à marca de cinco e superou o zagueiro Rafael Santos, que fez quatro gols no Brasileirão e, nesta semana, foi emprestado para o Bologna, da Itália.

O próprio Marcinho ajudou Rafael Santos a atingir essa marca. O meia fez os cruzamentos para os dois gols marcados pelo zagueiro no empate por 2 a 2 com o São Paulo, ambos em escanteios. A terceira assistência de Marcinho foi na partida contra o Internacional, quando tocou a bola para Wesley marcar o terceiro jogo da vitória por 3 a 2.

Dos cinco gols de Marcinho, dois foram marcados em chutes dentro da área e um de cabeça. O jogador também fez um gol de falta, contra o Palmeiras, e um de pênalti, contra o Internacional.

O meia também se destaca no aspecto defensivo. Segundo dados do GloboEsporte.com, ele é o sexto jogador do Atlético com mais desarmes – foram 17 em 15 jogos. Os líderes nessa estatística são Márcio Azevedo (40 em 16 jogos), Valencia (33 em 13), Rhodolfo (28 em 14), Rafael Santos (20 em 11) e Chico (18 em 11).

No aspecto disciplinar, Marcinho tem uma conduta atípica. Recebeu apenas um cartão amarelo em 15 jogos. No entanto, foi expulso contra o Atlético Mineiro, após cometer falta violenta em um adversário.

No total de 2009, Marcinho é o vice-artilheiro da equipe e o jogador com mais assistências. O artilheiro é o atacante Rafael Moura com 19 gols em 37 jogos – 35 como titular. Marcinho tem 11 gols e seis assistências em 37 partidas – 32 como titular.

Reportagem: Silvio Rauth Filho, para o Jornal do Estado



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…