Perto do G4, Barueri aposta no jovem Fernandinho
O Grêmio entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Não seria nenhuma novidade se fosse o tradicional Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Porém, é o Grêmio Recreativo Barueri. Com apenas 20 anos e recém-promovido à elite do futebol nacional, o Barueri surpreende e ocupa as primeiras posições da competição. A equipe é a 5ª colocada, a dois pontos da zona da Libertadores.
O Barueri conquistou 28 pontos em 18 jogos, o que representa 51,8% de aproveitamento. Foram 7 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, com 38 gols marcados e 25 sofridos. Como visitante, porém, o time paulista teve apenas uma vitória em 9 jogos. O artilheiro da Abelha, apelido do Barueri, é o atacante Val Baiano, com 9 gols.
O jogo entre Atlético e Barueri acontece às 18h30 de domingo, na Arena da Baixada, e vale pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão.
Como joga o Barueri:
O time treinado por Estevam Soares aposta na forte marcação, na velocidade da dupla Thiago Humberto e Fernandinho e no poder de finalização do artilheiro Val Baiano. A Abelha joga no 3-5-2 e o time titular tem média de idade de 25,9 anos.
Time titular do Barueri [imagem: FURACAO.COM]
O Barueri, assim como o Avaí, é um time compacto. Quase todos os jogadores marcam. Quando tem a posse de bola, é comum 6 jogadores atacarem. O destaque é o atacante Fernandinho. Ele e o meia-atacante Thiago Humberto são os principais responsáveis por servir Val Baiano, que substituiu Pedrão, então artilheiro do Campeonato Brasileiro, que foi negociado com o Al Shabab, dos Emirados Árabes. Os alas Marcos Pimentel, pela direita, e Márcio Careca, pela esquerda, e o meia Ewerton auxiliam nas ações ofensivas.
O sistema defensivo é inconstante. Em casa, tem a 4ª melhor defesa da competição levou apenas 8 gols. Fora, porém, o Barueri sofreu 17 gols, ou seja, a 5ª pior defesa como visitante. O trio de zaga é formado pelos jovens Xandão, 21 anos, e Leandro Castan, 22 anos, e pelo experiente André Luiz, 30 anos.
No gol, o jogador mais experiente e regular do time. René, 31 anos, já passou por oito clubes do Brasil, entre eles o Londrina. O goleiro é o único atleta do Barueri que participou de todas as partidas no Brasileirão. Foram 18 jogos sem sequer ser substituído.
Ponto forte: Fernandinho. É o jogador que dá velocidade ao time, dribla com facilidade e ainda faz gol. Ele participou diretamente de 8 gols da equipe paulista – foram 4 assistências e 4 gols marcados.
Ponto fraco: Excesso de empates. O Barueri é, junto com o Botafogo, o time que mais empatou no Campeonato Brasileiro. Já foram 7. Se tivesse vencido dois desses jogos, seria o vice-líder.