10 ago 2009 - 18h21

Perto do G4, Barueri aposta no jovem Fernandinho

O Grêmio entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Não seria nenhuma novidade se fosse o tradicional Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Porém, é o Grêmio Recreativo Barueri. Com apenas 20 anos e recém-promovido à elite do futebol nacional, o Barueri surpreende e ocupa as primeiras posições da competição. A equipe é a 5ª colocada, a dois pontos da zona da Libertadores.

O Barueri conquistou 28 pontos em 18 jogos, o que representa 51,8% de aproveitamento. Foram 7 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, com 38 gols marcados e 25 sofridos. Como visitante, porém, o time paulista teve apenas uma vitória em 9 jogos. O artilheiro da Abelha, apelido do Barueri, é o atacante Val Baiano, com 9 gols.

O jogo entre Atlético e Barueri acontece às 18h30 de domingo, na Arena da Baixada, e vale pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

Como joga o Barueri:

O time treinado por Estevam Soares aposta na forte marcação, na velocidade da dupla Thiago Humberto e Fernandinho e no poder de finalização do artilheiro Val Baiano. A Abelha joga no 3-5-2 e o time titular tem média de idade de 25,9 anos.

Time titular do Barueri [imagem: FURACAO.COM]


O Barueri, assim como o Avaí, é um time compacto. Quase todos os jogadores marcam. Quando tem a posse de bola, é comum 6 jogadores atacarem. O destaque é o atacante Fernandinho. Ele e o meia-atacante Thiago Humberto são os principais responsáveis por servir Val Baiano, que substituiu Pedrão, então artilheiro do Campeonato Brasileiro, que foi negociado com o Al Shabab, dos Emirados Árabes. Os alas Marcos Pimentel, pela direita, e Márcio Careca, pela esquerda, e o meia Ewerton auxiliam nas ações ofensivas.

O sistema defensivo é inconstante. Em casa, tem a 4ª melhor defesa da competição – levou apenas 8 gols. Fora, porém, o Barueri sofreu 17 gols, ou seja, a 5ª pior defesa como visitante. O trio de zaga é formado pelos jovens Xandão, 21 anos, e Leandro Castan, 22 anos, e pelo experiente André Luiz, 30 anos.

No gol, o jogador mais experiente e regular do time. René, 31 anos, já passou por oito clubes do Brasil, entre eles o Londrina. O goleiro é o único atleta do Barueri que participou de todas as partidas no Brasileirão. Foram 18 jogos sem sequer ser substituído.

Ponto forte: Fernandinho. É o jogador que dá velocidade ao time, dribla com facilidade e ainda faz gol. Ele participou diretamente de 8 gols da equipe paulista – foram 4 assistências e 4 gols marcados.

Ponto fraco: Excesso de empates. O Barueri é, junto com o Botafogo, o time que mais empatou no Campeonato Brasileiro. Já foram 7. Se tivesse vencido dois desses jogos, seria o vice-líder.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…