29 set 2009 - 12h31

Estatísticas do Atlético no Brasileirão 2009

Após 26 rodadas, o Atlético acumula 31 pontos e ocupa a 14ª posição no Campeonato Brasileiro. Os números do Furacão na mais importante competição do país não impressionam e justificam o desempenho irregular apresentado pelo time até o momento.

Jogos como mandante

O Atlético já disputou 13 partidas como mandante, somando seis vitórias, três empates e quatro derrotas. Dos 39 pontos em disputa na Arena da Baixada, o Atlético levou 21 apenas. Aproveitamento de 53,85% dos pontos disputados.

Jogos como visitante

Como visitante, o Rubro-Negro fez 13 partidas, somando três vitórias, um empate e nove derrotas. Dos 39 pontos em disputa longe de seus domínios, o Furacão conquistou apenas 10. Aproveitamento de 25,64% dos pontos disputados.

Gols e finalizações

Os números comprovam que o ataque atleticano em 2009 não vem causando estragos como em outras épocas. Em 26 partidas realizadas, o Atlético tem a exata média de 1,00 (um) gol por jogo (a pior na era dos pontos corridos), sendo, ao lado do Fluminense, a equipe com o pior ataque entre os times que disputam a Série A do Brasileirão. Se o ataque não vem correspondendo, a defesa não é motivo de tanta dor de cabeça. O time tem a 8ª defesa menos vazada, com 38 gols em 26 jogos, média de 1,46 gol(s) por jogo.

No quesito finalizações, o Atlético é o pior time do campeonato. Foram apenas 204 arremates às metas adversárias, média de 7,85 por jogo. O Botafogo, líder nessa estatística, arrematou 333 vezes à gol, com média de 12,81 por partida.

Artilharia

O Atlético tem o maior artilheiro de todas as edições do Campeonato Brasileiro, mas em 2009 os artilheiros do Furacão não estão nem perto do feito realizado pelo atacante Washington em 2004, quando marcou 34 gols na competição. Confira os jogadores rubro-negros que balançaram as redes até o momento:

Marcinho – 7 gols
Paulo Baier – 5 gols
Wallyson – 3 gols
Alex Mineiro – 2 gols (um pelo Grêmio)
Rafael Moura – 2 gols
Chico – 1 gol
Pimba – 1 gol
Patrick – 1 gol
Wesley – 1 gol

Impedimentos

A falta de gols pode ser uma consequência do mau posicionamento dos atacantes do Furacão. Os atleticanos foram flagrados 74 vezes em posição irregular, colocando o Atlético na quarta colocação em número de impedimentos assinalados, média de 2,85 por jogo. Alex Mineiro e Wallyson são os atletas que lideram essa estatística dentro do elenco, com as respectivas médias de 1,33 e 1,06 impedimentos por partida.

Indisciplina

Com 555 faltas cometidas em 26 rodadas, o Atlético é o segundo time mais faltoso da Série A, com a média de 21,35 faltas por jogo, ficando atrás do líder Palmeiras, que tem média de 21,54 faltas por jogo. Se por um lado o time é um dos líderes em infrações cometidas, em número de cartões amarelos (70) e vermelhos (5), o Furacão ocupa, respectivamente, a 14ª e 17ª posições.

O volante Valencia, advertido sete vezes com cartão amarelo, é o atleta rubro-negro mais indisciplinado, enquanto os zagueiros Rafael Santos (negociado com o Bologna da Itália) e Bruno Costa, os laterais Nei e Raul e o meia Marcinho foram os “premiados” com cartões vermelhos.

Com informações da Globo.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…