Imprensa paranaense, uma lástima…

Pessoal, não é de hoje….

Quem me conhece sabe do meu posicionamento com relação ao MCP, mas como sou atleticano e me interesso pelas coisas que – na minha opinião – dizem respeito ao bem do Atlético, o que me permite não seguir cegamente a corrente “a”, “b” ou “c”, sou obrigado a reconhecer que uma das atitudes que nosso ex-presidente soube tomar – e bem – foi restringir o máximo possível o trabalho dessa imprensa marrom, a imprensa paranaense, no CT do Caju.

Não, não vou ficar aqui dando desculpa de coxinha, que a culpa para os males do mundo é a imprensa em geral, mas que esses caras não merecem qualquer elogio, qualquer benesse, qualquer agrado, ah, não merecem.

Esclareço também que não me refiro a todos, enaltecendo desde já meus respeitos a vários amigos jornalistas, mas sim para a “grande” mídia dominante desse Estado e que, principalmente no campo esportivo… trabalha muito mais contra do que a favor.

Sim, nós sabemos que é praxe da imprensa colocar em destaque frases distorcidas, dar conotação diferente a determinadas palavras e expressões, mas será que precisa trabalhar de forma tão negativa assim?

E o destaque que foi dado para a entrevista do Marcinho na Gazeta do Povo (um jornal tão bom que a edição de domingo já é vendido no sábado à tarde)? Está ele insatisfeito? Magoado com o treinador? Mas será mesmo? Que nada, querem é arrumar “piolho em cabeça de cobra” quando viram que o time começou a reagir em campo!

E na semana passada, alguém viu o site “paranaonline”, do mesmo grupo do malfadado espreme-tripa “Tribuna do Paraná”, o qual na última sexta-feira estampou as seguintes manchetes em destaque:

1) “Festa do centenário terá presença de Marcelinho Paraíba: Craque do Coritiba traz própria banda e jogará amistoso comemorativo”

2) “Placar lança revista sobre o centenário do Coxa”

3) “Atlético pode perder posição na tabela para o rival”

Eu, que acesso o site acima porque gosto de ler as ácidas – porém verdadeiras – colunas do Augusto Mafuz, confesso que nem me surpreendi, afinal, os ‘sabidões’ já trataram de anunciar de antemão uma goleada coxa em casa e um massacre colorado no Beira-Rio… bem feito pra eles.

Para piorar, e continuar citando apenas os fatos mais recentes, vocês viram o destaque que o fraco portal “Onda RPC”, este do mesmo grupo da “Gazeta do Povo”, deu a uma ação movida pelo lateral Michel, onde cobra judicialmente supostos haveres do Atlético na Justiça?

Pergunto: e as ações contra o Coritiba que “pipocam” diariamente na Justiça do Trabalho, que cobertura elas têm? Será que alguém foi entrevistar o Ivo Wortmann, que recentemente processou o clube, assim como vários atletas alviverdes da última temporada?

Mas não, é claro que eles preferem destacar as ações do Jancarlos, Dagoberto, Marcos Aurélio, Aloísio, mesmo quando o rival tem cinco, seis vezes mais processos distribuídos na Justiça.

Essa má-vontade dessa gente com o Atlético não é de hoje e olha que é até compreensível, afinal, nós somos o time que gera polêmica, nós é que criamos os fatos, nós é que ajudamos esse pessoal a vender jornal… o resto… ah, o resto é muito… ‘sem sal’ para eles.

Por isso, penso que se restringirmos novamente o trabalho dessa dita “imprensa”, eles vão continuar nos malhando do mesmo jeito, mas pelo menos não terão regalias no centro de treinamento… que comecem a buscar suas fontes nos sites de torcedores, já que nós podemos nos considerar auto-suficientes sob este aspecto, nós hoje geramos notícias e somos a fonte, afinal, alguém duvida onde a nação rubro-negra vai buscar informações sobre seu time?

Ou seja, se o clube estabelecer seu canal de comunicação com a torcida somente através de seu site oficial e de sites como a Furacao.com e outros deste gênero, não precisará de “gazetinhas”, “tribuninhas”, e “transaméricas” da vida, esses ‘pasquins’ que limitem-se a fazer sua cobertura no dia do jogo, e nos demais dias da semana que venham buscar informações nos veículos acima, e no mais, fiquem à vontade para destilar seu veneno…

Em suma, será mesmo que nós precisamos deles?