8 nov 2009 - 13h15

Torcedores fazem “Caminhada pela Paz”

Basta de violência nos estádios e em dias de jogos de futebol em Curitiba. Esse foi o recado dado pelos torcedores dos três clubes da capital (Atlético, Coritiba e Paraná) que participaram de uma passeata pela paz no sábado, no centro de Curitiba. Cerca de 100 torcedores estiveram presentes na caminhada, que saiu da Praça Santos Andrade em direção à Praça Osório, no centro da capital.

O grupo fez o trajeto em silêncio e estava uniformizado com camisas do seu time do coração. Entre as presenças de destaque estava o presidente da Torcida Os Fanáticos, Julião Sobota.

O objetivo do protesto foi pedir mais segurança nos estádios e na cidade. Os torcedores também querem uma maior punição para os que não vão ao jogo para torcer, mas sim para arranjar brigas e confusão.

Chega de violência

A “Caminhada pela Paz” foi uma iniciativa de torcedores de futebol de Curitiba após a trágica morte do estudante João Henrique Vianna, de 21 anos, atropelado por um torcedor do Coritiba após o clássico Atletiba do último dia 25. Após o atropelamento, o rapaz ficou vários dias internado no Hospital do Trabalhador, mas não resistiu aos ferimentos, principalmente na região da cabeça.

Desde a notícia do atropelamento, culminando com o falecimento de João Henrique quatro dias depois, diversas ações foram protagonizadas por torcedores. No jogo do Atlético contra o Santos, faixas pedindo paz nos estádios e na cidade de Curitiba foram vistas na Arena da baixada. A caminhada pela paz é mais uma ação de torcedores comuns, que querem ter o direito de apenas torcer pelo seu clube do coração, sem correr riscos de agressões e até mesmo de morrer.

A Furacao.com apóia essas iniciativas por paz nos estádios e continuará lutando sempre para que o que ocorreu com o atleticano João Henrique Vianna não acabe com impunidade, sendo também um marco para novos tempos nas torcidas de futebol de Curitiba, com as pessoas entendendo a importância das diferenças e respeitando o a pessoa que torce por outras cores. Somos rivais, mas jamais inimigos mortais.

Confira fotos da “Caminhada pela Paz”, feitas pelo torcedor atleticano Cadu Cury. As fotos também estão disponibilizadas no Blog Espaço Atlético:

Personagens do Los 3 Inimigos estiveram na caminhada [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Cerca de 100 torcedores participaram da ação [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Torcedores se reuniram no centro de Curitiba [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Torcidas de Curitiba unidades pela paz nos estádios [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Torcidas de Curitiba unidades pela paz nos estádios [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Torcidas de Curitiba unidades pela paz nos estádios [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Torcidas de Curitiba unidades pela paz nos estádios [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Atleticon e Corisco pediram paz [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]


Campanha foi organizada no Orkut [foto: BLOG ESPAÇO ATLÉTICO/Cadu Cury]

Informações e Agradecimentos: Blog Espaço Atlético e Cadu Cury



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…