27 dez 2009 - 22h25

Os campeonatos do ano

Em 2009, o torcedor atleticano torceu, comemorou, mas também sofreu. A temporada começou com uma torcida especial para o time de Juniores, que brilhou na Copa São Paulo, com o vice-campeonato que orgulhou a todos os atleticanos. No Paranaense, depois de quatro anos, enfim o torcedor pode voltar a gritar: “é campeão!!!!”. Mas as surpresas positivas do início do ano terminaram por aí. Na Copa do Brasil, a eliminação para o Corinthians encerrou nas oitavas-de-final o sonho do título. Na Sul-Americana, uma campanha vexatória, com a eliminação ainda na primeira fase. E no Brasileiro, mais uma vez o Atlético fez uma campanha ruim, escapando do risco do rebaixamento apenas na penúltima rodada.

Na primeira parte da Retrospectiva 2009, a Furacao.com relembra os principais torneios disputados pelo Atlético nesta temporada:

Copa São Paulo 2009: o Furacão surpreendeu o Brasil

Vice marcou melhor campanha do Atlético na Copa SP [foto: arquivo]


Faltou pouco, mas muito pouco para o Atlético iniciar a temporada 2009 com um título. Se o título na Copa São Paulo de Juniores não veio, o vice-campeonato foi motivo de orgulho para todos os atleticanos. Com uma campanha irretocável, a melhor até aqui do clube na competição, o “Furacãozinho” foi superando um a um os adversários, com destaque à emocionante partida na semifinal, quando venceu o São Paulo por 2 a 1. Na final, contra o Corinthians, uma expulsão injusta determinou os rumos da partida e a derrota atleticana por 2 a 1. Mais do que o vice-campeonato, o Atlético da Copa SP 2009 revelou grandes talentos como o goleiro Santos, e alguns atletas que inclusive atuaram com destaque no time profissional, como os zagueiros Manoel e Bruno Costa e o atacante Patrick.

Relembre a campanha na Copinha:
Furacão de olho na Copa São Paulo
Atlético vence e lidera grupo na Copa São Paulo
Furacão se classifica com goleada na Copa SP
Furacão vence e se classifica na Copinha
Furacão iguala melhor campanha na Copinha
Atlético vence São Paulo e está na final da Copa SP
Bravo, Furacão!
Vice marca melhor campanha do Atlético na Copa SP

Paranaense: briga judicial para valer o regulamento

STJD fez valer o regulamento do Estadual [foto: arquivo]


Muita confusão judicial marcou o Campeonato Paranaense 2009. Com um regulamento mal redigido, o Atlético precisou recorrer aos tribunais para fazer valer o que determinava o regulamento da competição. A confusão estava no Artigo 9º que deliberava que o time com melhor classificação geral tinha o direito ao mando de campo na segunda fase. Como o Atlético terminou a primeira fase na liderança, precisou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para fazer valer o que estava no regulamento. O próprio Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) cogitou uma alteração no regulamento durante a competição, o que levou o Rubro-Negro a impetrar um recurso junto ao STJD. O Auditor Relator do caso no STJD, Dr. Caio Rocha, afirmou “a interpretação do regulamento é clara” e garantiu o supermando ao Furacão por 8 votos a 1 no plenário do STJD – ou seja, um julgamento que não cabia outros recursos pelos demais clubes.

FPF divulga tabela da 2ª Fase do Paranaense
TJD-PR endossa alteração no regulamento
Atlético vai ao STJD contra mudança no regulamento
Torcedor ajuiza ação para que regulamento seja cumprido
STJD confirma supermando do Atlético

Copa do Brasil: partidas emocionantes contra o Corinthians

Contra o Corinthians, a melhor apresentação no ano [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]


Não foi desta vez que o Atlético conseguiu o título da Copa do Brasil. O clube acabou eliminado nas oitavas-de-final para o Corinthians, que depois acabou conquistando o título da competição. O destaque, entretanto, foi a vitória sobre o clube paulista no jogo na Arena da Baixada, por 3 a 2. Esta foi a única derrota corintiana na competição. Na primeira faze, o Rubor-negro eliminou logo no primeiro jogo o Tocantins, por 3 a 0. Um empate com o ABC em 2 a 2 no Frasqueirão e a vitória por 3 a 1 na Arena classificaram o time para as oitavas-de-final. O adversário era o Corinthians. No primeiro jogo, na Baixada, o torcedor pode assistir a melhor apresentação do Atlético em toda a temporada 2009. Numa atuação de gala do atacante Wallyson e dos laterais Raul e Márcio Azevedo, o Furacão chegou a abrir 3 a 0 no placar (gols de Wallyson, Rafael Moura e Chico), mas nos minutos finais permitiu a reação corintiana e o jogo terminou em 3 a 2. No jogo da volta, no Pacaembu, Wallyson teve a chance de fazer o Furacão surpreender de novo, mas a bola foi na trave. Na etapa final, Ronaldo fez a diferença e marcou os dois gols corintianos, que definiram a eliminação do Furacão.

Palmada do Furacão
Atlético empata com o ABC e decide vaga na Arena
Que venha o Corinthians!
Onze heróis e 22 mil guerreiros
Atlético é eliminado da Copa do Brasil

Paranaense 2009: É campeão!!!!

Paranaense 2009 ficou na Baixada [foto: Giuliano Gomes]


Depois de quatro anos, o Atlético voltou a conquistar o título de Campeão Paranaense. O título deste ano foi conquistado após a série de sete jogos na Arena da Baixada na segunda fase da competição. A vitória por 2 a 0 sobre o Cianorte, na última rodada, garantiu a taça atleticana. Mas a trajetória rumo ao título não foi tão fácil, apesar do Supermando atleticano e dos dois pontos-extras garantidos pelo clube ao ser o melhor classificado na primeira fase. O Rubro-Negro perdeu dois jogos na segunda fase (2 a 1 para o J. Malucelli e 4 a 2 para o Coritiba) e contou com a sorte para conquistar o título. O vice-campeonato ficou com o J. Malucelli, com um ponto a menos que o Furacão.
Campanha: 21 jogos: 14 vitórias / 3 empates / 4 derrotas / 43 gols pró / 19 gols contra

Vantagem foi para o espaço
À moda paraguaia
Noite de Rafael Moura na Baixada
Quase azedou o chocolate
Furacão goleia o freguês Paraná e mantém liderança
Não foi desta vez
Furacão é campeão!
Geninho: “Ser campeão pelo Atlético tem um sabor diferente”
Rafael Moura foi o artilheiro do campeonato
Confira as fotos da comemoração, por Giuliano Gomes
O título paranaense em palavras

Sul-Americana: vergonha internacional
Na Sul-Americana 2009 o Atlético decepcionou e foi eliminado logo na primeira fase para o Botafogo. No jogo de ida, em Curitiba, nem mesmo o clube carioca atuando com uma formação reserva conseguiu inspirar o Furacão para vencer o jogo. O empate em 0 a 0 deu a certeza de que tudo seria decidido no Rio de Janeiro. E no jogo no Engenhão, o Furacão chegou a sair na frente mas permitiu a virada botafoguense. A derrota por 3 a 2 eliminou o clube logo na primeira fase do torneio internacional.

Furacão soprou fraco e não apagou o fogo
Atlético é eliminado na primeira fase

Brasileiro: luta contra o rebaixamento até o final

Paulo Baier foi fundamental na reação atleticana [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]


A campanha do Atlético no Campeonato Brasileiro 2009 foi muito aquém dos sonhos do torcedor. O desempenho do time foi bastante ruim e apenas na penúltima rodada, com a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, na Arena, o time conseguiu de vez eliminar o risco do rebaixamento e se garantir na elite do futebol nacional em 2010.

No primeiro turno, o Atlético teve um desempenho regular, conseguindo uma surpreendente reação nas últimas rodadas, após a saída de Waldemar Lemos. A dança dos treinadores foi uma das características do clube na primeira metade do campeonato. Logo na quinta rodada, após a goleada por 4 a 0 para o Atlético Mineiro, na Baixada, Geninho saiu do clube, deixando o Rubro-Negro na lanterna do campeonato e sem nenhuma vitória na competição. Para o seu lugar, foi contratado Waldemar Lemos, que também não teve uma boa sequência frente ao time e foi dispensado após a derrota por 3 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada. Com a chegada de Lopes, o time o time conseguiu uma série de quatro vitórias consecutivas (contra Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Barueri) e conseguiu uma reação na classificação.

No segundo turno, o desempenho foi caindo, com o desempenho da equipe oscilando bastante. Após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã, o Atlético se viu bastante ameaçado pelo rebaixamento com apenas quatro pontos de vantagem para o grupo da parte de baixo da tabela. A situação ficou ainda mais dramática 36ª rodada: o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro colocou o Atlético com apenas dois pontos de vantagem sobre o grupo do rebaixamento, restando duas rodadas para o fim da competição.

Por isso, a partida com o Botafogo, na penúltima rodada, era decisiva para o Furacão. A vitória representaria a eliminação matemática de qualquer risco de queda para a Série B. No dia 29 de novembro, o Atlético venceu o Botafogo por 2 a 0 (gols de Wallyson e Paulo Baier) e se garantiu na elite do futebol nacional.

A permanência é ainda mais importante após o rebaixamento do Coritiba. Em 2010, o Atlético será o único representante paranaense na Primeira Divisão do Brasileirão.

Relembre alguns momentos da campanha atleticana no Brasileirão 2009:

– 1ª rodada: Decepcionante
– 5ª rodada: Fundo do poço
– 6ª rodada: Na estreia de Lemos e Baier, Atlético vence a primeira
– 15ª rodada: Mais um tapa na cara
– 16ª rodada: Café para revigorar
– 17ª rodada: Atlético vence o Cruzeiro no Mineirão
– 18ª rodada: O Furacão voltou!
– 19ª rodada: Ao ritmo de Paulo Baier, Furacão goleia e empolga
Primeiro turno “na média” para o Furacão
– 21ª rodada: Onde os bambis não têm vez
– 27ª rodada: Ronaldo? Sou mais Wallyson!
– 31ª rodada: Vacilo no último minuto
– 35ª rodada: Vacilos custaram caro
– 36ª rodada: Atlético cede empate no final e prolonga o sofrimento
– 37ª rodada:Com apoio da torcida, Furacão vence e se garante
– 38ª rodada: Adeus, 2009
Furacão é o sexto time há mais tempo na Série A
Furacão é o 7° melhor time na era dos pontos corridos
Atlético será o representante do Paraná na elite do futebol
Atlético terminou com 6ª melhor defesa, mas pior ataque



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…