Os campeonatos do ano
Em 2009, o torcedor atleticano torceu, comemorou, mas também sofreu. A temporada começou com uma torcida especial para o time de Juniores, que brilhou na Copa São Paulo, com o vice-campeonato que orgulhou a todos os atleticanos. No Paranaense, depois de quatro anos, enfim o torcedor pode voltar a gritar: é campeão!!!!. Mas as surpresas positivas do início do ano terminaram por aí. Na Copa do Brasil, a eliminação para o Corinthians encerrou nas oitavas-de-final o sonho do título. Na Sul-Americana, uma campanha vexatória, com a eliminação ainda na primeira fase. E no Brasileiro, mais uma vez o Atlético fez uma campanha ruim, escapando do risco do rebaixamento apenas na penúltima rodada.
Na primeira parte da Retrospectiva 2009, a Furacao.com relembra os principais torneios disputados pelo Atlético nesta temporada:
Copa São Paulo 2009: o Furacão surpreendeu o Brasil
Vice marcou melhor campanha do Atlético na Copa SP [foto: arquivo]
Faltou pouco, mas muito pouco para o Atlético iniciar a temporada 2009 com um título. Se o título na Copa São Paulo de Juniores não veio, o vice-campeonato foi motivo de orgulho para todos os atleticanos. Com uma campanha irretocável, a melhor até aqui do clube na competição, o Furacãozinho foi superando um a um os adversários, com destaque à emocionante partida na semifinal, quando venceu o São Paulo por 2 a 1. Na final, contra o Corinthians, uma expulsão injusta determinou os rumos da partida e a derrota atleticana por 2 a 1. Mais do que o vice-campeonato, o Atlético da Copa SP 2009 revelou grandes talentos como o goleiro Santos, e alguns atletas que inclusive atuaram com destaque no time profissional, como os zagueiros Manoel e Bruno Costa e o atacante Patrick.
Relembre a campanha na Copinha:
– Furacão de olho na Copa São Paulo
– Atlético vence e lidera grupo na Copa São Paulo
– Furacão se classifica com goleada na Copa SP
– Furacão vence e se classifica na Copinha
– Furacão iguala melhor campanha na Copinha
– Atlético vence São Paulo e está na final da Copa SP
– Bravo, Furacão!
– Vice marca melhor campanha do Atlético na Copa SP
Paranaense: briga judicial para valer o regulamento
STJD fez valer o regulamento do Estadual [foto: arquivo]
Muita confusão judicial marcou o Campeonato Paranaense 2009. Com um regulamento mal redigido, o Atlético precisou recorrer aos tribunais para fazer valer o que determinava o regulamento da competição. A confusão estava no Artigo 9º que deliberava que o time com melhor classificação geral tinha o direito ao mando de campo na segunda fase. Como o Atlético terminou a primeira fase na liderança, precisou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para fazer valer o que estava no regulamento. O próprio Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) cogitou uma alteração no regulamento durante a competição, o que levou o Rubro-Negro a impetrar um recurso junto ao STJD. O Auditor Relator do caso no STJD, Dr. Caio Rocha, afirmou “a interpretação do regulamento é clara e garantiu o supermando ao Furacão por 8 votos a 1 no plenário do STJD ou seja, um julgamento que não cabia outros recursos pelos demais clubes.
– FPF divulga tabela da 2ª Fase do Paranaense
– TJD-PR endossa alteração no regulamento
– Atlético vai ao STJD contra mudança no regulamento
– Torcedor ajuiza ação para que regulamento seja cumprido
– STJD confirma supermando do Atlético
Copa do Brasil: partidas emocionantes contra o Corinthians
Contra o Corinthians, a melhor apresentação no ano [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]
Não foi desta vez que o Atlético conseguiu o título da Copa do Brasil. O clube acabou eliminado nas oitavas-de-final para o Corinthians, que depois acabou conquistando o título da competição. O destaque, entretanto, foi a vitória sobre o clube paulista no jogo na Arena da Baixada, por 3 a 2. Esta foi a única derrota corintiana na competição. Na primeira faze, o Rubor-negro eliminou logo no primeiro jogo o Tocantins, por 3 a 0. Um empate com o ABC em 2 a 2 no Frasqueirão e a vitória por 3 a 1 na Arena classificaram o time para as oitavas-de-final. O adversário era o Corinthians. No primeiro jogo, na Baixada, o torcedor pode assistir a melhor apresentação do Atlético em toda a temporada 2009. Numa atuação de gala do atacante Wallyson e dos laterais Raul e Márcio Azevedo, o Furacão chegou a abrir 3 a 0 no placar (gols de Wallyson, Rafael Moura e Chico), mas nos minutos finais permitiu a reação corintiana e o jogo terminou em 3 a 2. No jogo da volta, no Pacaembu, Wallyson teve a chance de fazer o Furacão surpreender de novo, mas a bola foi na trave. Na etapa final, Ronaldo fez a diferença e marcou os dois gols corintianos, que definiram a eliminação do Furacão.
– Palmada do Furacão
– Atlético empata com o ABC e decide vaga na Arena
– Que venha o Corinthians!
– Onze heróis e 22 mil guerreiros
– Atlético é eliminado da Copa do Brasil
Paranaense 2009: É campeão!!!!
Paranaense 2009 ficou na Baixada [foto: Giuliano Gomes]
Depois de quatro anos, o Atlético voltou a conquistar o título de Campeão Paranaense. O título deste ano foi conquistado após a série de sete jogos na Arena da Baixada na segunda fase da competição. A vitória por 2 a 0 sobre o Cianorte, na última rodada, garantiu a taça atleticana. Mas a trajetória rumo ao título não foi tão fácil, apesar do Supermando atleticano e dos dois pontos-extras garantidos pelo clube ao ser o melhor classificado na primeira fase. O Rubro-Negro perdeu dois jogos na segunda fase (2 a 1 para o J. Malucelli e 4 a 2 para o Coritiba) e contou com a sorte para conquistar o título. O vice-campeonato ficou com o J. Malucelli, com um ponto a menos que o Furacão.
Campanha: 21 jogos: 14 vitórias / 3 empates / 4 derrotas / 43 gols pró / 19 gols contra
– Vantagem foi para o espaço
– À moda paraguaia
– Noite de Rafael Moura na Baixada
– Quase azedou o chocolate
– Furacão goleia o freguês Paraná e mantém liderança
– Não foi desta vez
– Furacão é campeão!
– Geninho: “Ser campeão pelo Atlético tem um sabor diferente”
– Rafael Moura foi o artilheiro do campeonato
– Confira as fotos da comemoração, por Giuliano Gomes
– O título paranaense em palavras
Sul-Americana: vergonha internacional
Na Sul-Americana 2009 o Atlético decepcionou e foi eliminado logo na primeira fase para o Botafogo. No jogo de ida, em Curitiba, nem mesmo o clube carioca atuando com uma formação reserva conseguiu inspirar o Furacão para vencer o jogo. O empate em 0 a 0 deu a certeza de que tudo seria decidido no Rio de Janeiro. E no jogo no Engenhão, o Furacão chegou a sair na frente mas permitiu a virada botafoguense. A derrota por 3 a 2 eliminou o clube logo na primeira fase do torneio internacional.
– Furacão soprou fraco e não apagou o fogo
– Atlético é eliminado na primeira fase
Brasileiro: luta contra o rebaixamento até o final
Paulo Baier foi fundamental na reação atleticana [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]
A campanha do Atlético no Campeonato Brasileiro 2009 foi muito aquém dos sonhos do torcedor. O desempenho do time foi bastante ruim e apenas na penúltima rodada, com a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, na Arena, o time conseguiu de vez eliminar o risco do rebaixamento e se garantir na elite do futebol nacional em 2010.
No primeiro turno, o Atlético teve um desempenho regular, conseguindo uma surpreendente reação nas últimas rodadas, após a saída de Waldemar Lemos. A dança dos treinadores foi uma das características do clube na primeira metade do campeonato. Logo na quinta rodada, após a goleada por 4 a 0 para o Atlético Mineiro, na Baixada, Geninho saiu do clube, deixando o Rubro-Negro na lanterna do campeonato e sem nenhuma vitória na competição. Para o seu lugar, foi contratado Waldemar Lemos, que também não teve uma boa sequência frente ao time e foi dispensado após a derrota por 3 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada. Com a chegada de Lopes, o time o time conseguiu uma série de quatro vitórias consecutivas (contra Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Barueri) e conseguiu uma reação na classificação.
No segundo turno, o desempenho foi caindo, com o desempenho da equipe oscilando bastante. Após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã, o Atlético se viu bastante ameaçado pelo rebaixamento com apenas quatro pontos de vantagem para o grupo da parte de baixo da tabela. A situação ficou ainda mais dramática 36ª rodada: o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro colocou o Atlético com apenas dois pontos de vantagem sobre o grupo do rebaixamento, restando duas rodadas para o fim da competição.
Por isso, a partida com o Botafogo, na penúltima rodada, era decisiva para o Furacão. A vitória representaria a eliminação matemática de qualquer risco de queda para a Série B. No dia 29 de novembro, o Atlético venceu o Botafogo por 2 a 0 (gols de Wallyson e Paulo Baier) e se garantiu na elite do futebol nacional.
A permanência é ainda mais importante após o rebaixamento do Coritiba. Em 2010, o Atlético será o único representante paranaense na Primeira Divisão do Brasileirão.
Relembre alguns momentos da campanha atleticana no Brasileirão 2009:
– 1ª rodada: Decepcionante
– 5ª rodada: Fundo do poço
– 6ª rodada: Na estreia de Lemos e Baier, Atlético vence a primeira
– 15ª rodada: Mais um tapa na cara
– 16ª rodada: Café para revigorar
– 17ª rodada: Atlético vence o Cruzeiro no Mineirão
– 18ª rodada: O Furacão voltou!
– 19ª rodada: Ao ritmo de Paulo Baier, Furacão goleia e empolga
– Primeiro turno na média para o Furacão
– 21ª rodada: Onde os bambis não têm vez
– 27ª rodada: Ronaldo? Sou mais Wallyson!
– 31ª rodada: Vacilo no último minuto
– 35ª rodada: Vacilos custaram caro
– 36ª rodada: Atlético cede empate no final e prolonga o sofrimento
– 37ª rodada:Com apoio da torcida, Furacão vence e se garante
– 38ª rodada: Adeus, 2009
– Furacão é o sexto time há mais tempo na Série A
– Furacão é o 7° melhor time na era dos pontos corridos
– Atlético será o representante do Paraná na elite do futebol
– Atlético terminou com 6ª melhor defesa, mas pior ataque