O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
27 jan 2010 - 13h26

Mais sobre a intolerância

Amigos: começo esta digressão sobre a intolerância com a seguinte frase: ‘a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos’. Quem mencionou a célebre frase foi um velhinho, que não era caquético nem bêbado, chamado de Gandhi. Na Revolução Francesa, sob o pretexto de se manter a integridade dos ideais revolucionários, Robespierre, ‘o incorruptível’, mandava prender todos os que não concordassem com a linha de pensamento dominante. Prendiam acusados e os advogados de defesa também. São inúmeros os exemplos históricos sobre a intolerância. Graças a Deus, que aqui no Brasil, vivemos, bem ou mal, sob a égide do Estado Democrático de Direito. Está garantida constitucionalmente a liberdade de expressão. Podemos falar abertamente sobre o que queremos, sem o receio de sermos guilhotinados ou de nos enviarem para masmorras. No nosso país, a manifestação cultural mais saudável de democracia e liberdade de expressão é o futebol. Podemos nos divertir tirando um sarro do torcedor adversário ou trocando idéias sobre o clube, como acontece neste espaço. Fingimos que somos técnicos ou dirigentes e lançamos destemidamente nossas opiniões. Mas o que caracteriza este espaço é o respeito e a aceitação da opinião do outro, sem necessidade de ofensas ou adjetivos pejorativos a quem quer que seja. Aproveitando o ensejo e dentro da perspectiva da discussão, quero dar uma cornetada: um dirigente ideal para o clube deveria ser uma mistura de vários: ser empreendedor como o Petraglia, ser democrata como o Malucelli e amar o clube como o Jofre Cabral amou. Isso é só para mostrar como é difícil chegarmos a algo que consideramos como ideal. Cada um tem a sua verdade, a sua lógica e o seu entendimento. Mas devemos ouvir o que todos têm a falar! É a democracia, é o prazer do futebol e alegria de fazer amigos, sem ódios, sem raivas ou rancores!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…