Furacão vence e avança na Copa do Brasil

Gaciba (ao fundo) apitou Atlético 2x0 Sampaio Corrêa [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]

Embora o empate sem gols garantisse a vaga na próxima fase da Copa do Brasil, o Atlético-PR preferiu não arriscar e venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 nesta quinta-feira, na Arena da Baixada. Com isso, credenciou-se para enfrentar o Palmeiras nas oitavas-de-final do torneio nacional, que classifica o campeão para a Copa Libertadores de 2011. Márcio Azevedo e Bruno Mineiro foram os autores dos gols da vitória atleticana em Curitiba.

Mas nem sempre foi assim. No primeiro tempo, o Atlético até buscou o gol adversário, mas não conseguiu balançar as redes. Aos 4min, Manoel cruzou da direita e Bruno Mineiro bateu de voleio, mas mandou a bola foi pela linha de fundo. Dez minutos depois, foi a vez de Javier Toledo dar um belo toque de letra e Tica tocar a mão na bola sem que o árbitro marcasse a penalidade, evitando novamente que o ataque paranaense terminasse em gol.

Após os 20min, o Atlético voltou novamente à carga em três lances. Primeiro, Paulo Baier bateu falta sofrida por Toledo e Rhodolfo cabeceou à à esquerda do gol. Depois, Bruno Mineiro chutou com categoria, mas a bola passou rente à trave de Rodrigo Ramos. Por fim, Chico arriscou o chute de longe, mas novamente Rodrigo Ramos espalmou e evitou aquele que seria o primeiro gol na Baixada. A atuação do goleiro do Sampaio Corrêa, aliás, foi o destaque da primeira etapa.

Na segunda etapa, porém, o Sampaio Corrêa viu seu sistema defensivo ruir em um único lance. Logo a 1min, Márcio Azevedo arriscou um chute forte de fora da área e acertou o gol de Rodrigo Ramos: 1 a 0. O gol deu tranquilidade ao time da casa, que seguiu encurralando os maranhenses em seu campo de defesa. A pressão foi tanta que, aos 14min, Paulo Baier tentou marcar, mas foi derrubado por Johildo e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, porém, Netinho chutou para fora.

O erro do jovem atleticano, entretanto, não perturbou o Atlético, que seguia insistindo no ataque. O Sampaio Corrêa, por sua vez, fazia a sua parte e, além de se defender, buscava o gol. Em um dos raros lances de ataque, Fernandinho cruzou para o cabeceio de Célio Codó, que foi barrado apenas pelo goleiro Neto. Passado o susto, o Atlético ainda teve tempo de marcar o segundo, já aos 47min, quando Bruno Mineiro deu números finais a partida e garantiu a classificação do time da casa.

%ficha=763%