7 maio 2010 - 12h43

Vai começar o Brasileiro: conheça os adversários

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 vai começar. Até dezembro, serão dezenas de jogos, centenas de gols e incontáveis momentos de emoção. Para que o torcedor atleticano possa acompanhar o desempenho do Furacão na competição, a equipe da Furacao.com elaborou um guia com as principais informações dos adversários do Atlético na competição.

Um dos diferenciais do nosso guia é que ele é voltado para o torcedor atleticano. Por isso, na ficha de cada time nós indicamos os resultados dos confrontos históricos e ainda quais são os jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra.

O guia do Campeonato Brasileiro 2010 está disponível no menu da Furacao.com, através do canal “Futebol” e da seção “Campeonatos”. Se você preferir, pode salvar direto nos seus favoritos o seguinte endereço: http://www.furacao.com/futebol/campeonatos/br2010.php.

Participaram da elaboração do Guia os seguintes colaboradores da Furacao.com: André Guenzen, Camila Batista, Gustavo Rolin, Monique Silva, Patricia Bahr e Wellington Carvalho.

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE

Presidente: Valdivino José de Oliveira
Sugestão de site: atleticogoianiense.com.br
Melhor colocação: 23º (1980)
Estádio: Serra Dourada (Jardim Goiás, s/n, Goiânia)
Técnico: Geninho
Destaques: Róbston (volante) e Márcio (goleiro)
Fique de olho: Juninho (atacante)
Ex-atleticanos: Rodrigo Tíui (atacante), Erandir (volante), Geninho (treinador), André Souto (auxiliar técnico), Ridênio Borges (preparador físico) e Wanderley Filho (treinador de goleiros)
Time base: Márcio; Márcio Gabriel, Jairo, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Róbston e Elias; Rodrigo Tiuí e Juninho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Atlético Goianiense disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 27/05 (qui) Atlético x Atlético Goianiense – Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 19/09 (dom) Atlético Goianiense x Atlético – Serra Dourada
Análise: O Dragão, apelido pelo qual a equipe é conhecida, tem uma equipe bastante ajeitada. Não foi à toa que conquistou o título estadual e obteve a classificação para as semifinais da Copa do Brasil. A base do time é a mesma que obteve o acesso no ano passado e, com alguns reforços, não deverá fazer feio na primeira divisão do futebol brasileiro.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: atletico.com.br
Melhor colocação: 1º (1971)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Destaques: Diego Tardelli (atacante) e Fabiano (meia)
Fique de olho: Muriqui (atacante)
Ex-atleticanos: Evandro (meia) e Jataí (volante)
Time base: Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Junior (Leandro); Corrêa, Zé Luiz, Fabiano e Richardinho; Diego Tardelli e Muriqui
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 0 x 4 Atlético Mineiro (Arena); Atlético Mineiro 2 x 1 Atlético (Mineirão)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 23/05 (dom) Atlético Mineiro x Atlético – Mineirão – RPC/PPV; segundo turno: 15/09 (dom) Atlético x Atlético MG – Arena da Baixada
Análise: O ano de 2010 tem sido um bom ano para o Atlético Mineiro em comparação aos anteriores. O clube venceu o estadual após ficar dois anos sem títulos e, apesar de ter sido eliminado nas quartas de finais da Copa do Brasil, deu trabalho ao Santos. Desde que assumiu o clube, o presidente Alexandre Kalil deu uma nova cara para o futebol da equipe mineira trazendo bons jogadores para o plantel da equipe e o resultado está aparecendo dentro de campo.

AVAÍ FUTEBOL CLUBE

Presidente: João Nilson Zunino
Sugestão de site: avai.com.br
Melhor colocação: 6º lugar (2009)
Estádio: Aderbal Ramos da Silva, Ressacada (Av. Dep. Diomicio Freitas, 1000, Florianópolis)
Técnico: Péricles Chamusca
Destaques: Emerson (zagueiro) e Vandinho (atacante)
Fique de olho: Rodrigo Thiesen (volante), Laércio (atacante) e Leonardo (atacante)
Ex-atleticanos: Roberto (volante)
Time base: Zé Carlos; Rafael, Emerson Nunes e Émerson; Patric, Rodrigo Thiesen, Rudnei, Davi e Uendel; Sávio e Vandinho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 1 x 3 Avaí (Arena da Baixada); Avaí 2 x 0 Atlético (Ressacada)
Datas dos jogos contra o Atlético: 05/09 (dom) – Avaí x Atlético – Ressacada; 05/12 – Atlético x Avaí – Arena da Baixada.
Análise: O Avaí está passando por uma das melhores fases de sua história. No Brasileirão 2009, o time catarinense ficou em 6º lugar e, em 2010, conquistou o bicampeonato catarinense. O Leão pretende, na continuação da temporada 2010, conseguir uma vaga na Libertadores 2010.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: redacaoalvinegra.com.br
Melhor colocação: 1º (1995)
Estádio: Estádio Olímpico João Havelange, Engenhão (R. Arquias Cordeiro, nº 1.100, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro – RJ)
Técnico: Joel Santana
Destaques: Sebastián “Loco” Abreu (atacante) e Herrera (atacante)
Fique de olho: Caio (atacante)
Ex-atleticanos: Antonio Carlos (zagueiro), Alessandro (lateral-direita), Jancarlos (lateral-direita), Fahel (volante) e Edno (meia)
Time base: Jefferson; Fahel, Antonio Carlos e Fabio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Renato Cajá e Somália; Herrera e Loco Abreu
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Botafogo 0 x 1 Atlético (Engenhão); Atlético 2 x 0 Botafogo (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: 02/06 (qua) – Atlético x Botafogo – Arena – PPV/SPORTV; 26/09 (dom) – Botafogo x Atlético – Engenhão
Análise: Após alguns anos amargando o vice-campeonato carioca, sempre contra o Flamengo, o Botafogo finalmente deu o troco sobre o rival e sagrou-se campeão de seu estado este ano. O botafoguense acredita principalmente na volta do técnico Joel Santana para poder sonhar com uma boa colocação neste Brasileirão.

CEARÁ SPORTING CLUB

Presidente: Evandro Sá Barreto Leitão
Sugestão de site: soumaisceara.com.br
Melhor colocação: 7º (1985)
Estádio: Estádio Governador Plácido Castelo, Castelão (Av. Alberto Craveiro, s/n – Fortaleza – CE)
Técnico: Paulo César Gusmão
Destaques: Geraldo (meia)
Fique de olho: Erick Flores (meia)
Ex-atleticanos: Geraldo (meia)
Time base: Diego; Diogo, Fabrício, Anderson e Preto; Michel, Tyago Fernandes, João Marcos e Misael; Erick Flores e Geraldo
Análise: O ano do Ceará não começou bem. O “Vovô” perdeu a final do Cearense para o grande rival Fortaleza e viu o rival, que disputa a Série B, conquistar o tetracampeonato estadual. O Ceará espera não fazer feio em seu retorno à elite do futebol nacional, após 16 anos de ausência.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Ceará disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: 01/09 (qua) – Atlético x Ceará – Arena – RPC/PPV; 28/11 (dom) Ceará x Atlético – Castelão

SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA

Presidente: Andrés Navarro Sanchez
Sugestão de site: corinthians.com.br
Melhor colocação: 1º (1990, 1998, 1999 e 2005)
Estádio: Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n, São Paulo)
Técnico: Mano Menezes
Destaques: Roberto Carlos (lateral-esquerda) e Ronaldo (atacante)
Fique de olho: Boquita (meia) e Bruno César (meia)
Ex-atleticanos: Paulo André (zagueiro), Morais (meia) e Jorge Henrique (atacante)
Time base: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 1 x 0 Corinthians (Arena); Corinthians 1 x 3 Atlético (Pacaembu)
Data dos jogos contra o Atlético: 09/05 (dom) – Corinthians x Atlético – Pacaembu – PPV; 08/09 (qua) – Atlético x Corinthians – Arena
Análise: No ano do centenário, o Corinthians priorizou uma conquista inédita: a Libertadores da América. Por isso, o time foi mal no Paulistão, eliminado ainda na primeira fase, sem conseguir a classificação entre os quatro primeiros para a fase decisiva. As derrotas no Paulistão contrastavam com a excelente campanha no torneio internacional: classificado com a melhor campanha da primeira fase, com cinco vitórias e um empate na primeira fase. Mesmo assim, a equipe acabou sendo eliminada pelo Flamengo e agora deve priorizar uma boa campanha no Brasileirão.

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Presidente: José Perrella de Oliveira Costa, vulgo Zezé Perrella
Sugestão de site: cruzeiro.org
Melhor colocação: 1º (2003)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Adílson Batista
Destaques: Kléber (atacante)
Fique de olho: Diego Renan (lateral-esquerda) e Henrique (volante)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Kléber e Thiago Ribeiro.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Cruzeiro 0 x 2 Atlético (Mineirão); Atlético 1 x 1 Cruzeiro (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 14/07 (qua) Atlético x Cruzeiro – Arena da Baixada; segundo turno: 03/10 (dom) – Cruzeiro x Atlético – Mineirão
Análise: Mantendo a mesma base do ano de 2009, o Cruzeiro começou 2010 ficando de fora das finais do campeonato estadual, onde poupou jogadores, perdeu quatro partidas e acabou sendo eliminado pelo Ipatinga. Porém, a equipe mineira está priorizando a Libertadores da América, onde participa pela terceira edição consecutiva. Atualmente está com uma das melhores campanhas da competição e garantiu a vaga para as quartas de final do torneio. Apostando no entrosamento da equipe e, principalmente, na velocidade de seus homens de meio e ataque, o time de Adílson Batista entra no Brasileirão 2010 como um dos grandes favoritos ao título.

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Presidente: Patrícia Filler Amorim
Sugestão de site: flamengorj.com.br
Melhor colocação: 1º (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Rogério Lourenço
Destaques: Adriano e Vágner Love (atacantes)
Fique de olho: David (zagueiro), Vinícius Pacheco (meia) e Bruno Mezenga (atacante)
Ex-atleticanos: Kleberson (volante)
Time base: Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael; Vágner Love e Adriano.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Flamengo 2 x 1 Atlético (Maracanã); Atlético 0 x 0 Flamengo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 22/08 (dom) Atlético x Flamengo – Arena da Baixada; segundo turno: 07/11 (dom) Flamengo x Atlético – Maracanã
Análise: Após a perda do título carioca para o Botafogo, o Flamengo chega para o Brasileiro com o status de pentacampeão nacional. Além disso, a equipe está classificada para as quartas-de-final da Libertadores, onde desclassificou o Corinthians.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

Presidente: Roberto Horcades Figueira
Sugestão de site: canalfluminense.com.br
Melhor colocação: 1º (1984)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Muricy Ramalho
Destaques: Conca (meia) e Fred (atacante)
Fique de olho: Alan (atacante) e Wellington Silva (atacante)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Rafael; Gum, Leandro Euzébio e Cássio; Mariano, Diguinho, Everton, Conca e Marquinho; Fred e Alan
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 1 x 0 Fluminense (Café); Fluminense 2 x 1 Atlético (Maracanã)
Datas dos jogos contra o Atlético: 31/07 (sáb) Fluminense x Atlético – Maracan㠖 Sportv/PPV; 24/10 (dom) – Atlético x Fluminense – Arena
Análise: Após o milagre do não-rebaixamento em 2009, o Fluminense parece ter perdido o embalo. Mesmo com algumas boas contratações, como a do lateral Júlio César, destaque pelo Goiás na temporada passada, o Tricolor fez feio tanto no estadual como na Copa do Brasil. Agora tem o Brasileirão como única competição pelo restante da temporada e aposta no comando o recém-contratado Muricy Ramalho, campeão brasileiro entre 2006 e 2008, para tentar salvar a temporada do time das Laranjeiras.

GOIÁS ESPORTE CLUBE

Presidente: Syd de Oliveira Reis
Sugestão de site: esmeraldino.com
Melhor colocação: 3º (2005)
Estádio: Serra Dourada (Jardim Goiás, s/n, Goiânia)
Técnico: Emerson Leão
Destaques: Harlei (goleiro) e Rafael Moura (atacante)
Fique de olho: Douglas (lateral) e Rithelly (volante)
Ex-atleticanos: Emerson Leão (técnico), Marcão (zagueiro) e Rafael Moura (atacante)
Time base: Harlei; Douglas, Rafael Tolói, Ernando e Jadilson; Túlio, Rithelly e Romerito; Rafael Moura, Felipe e Everton Santos
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Goiás 3 x 0 Atlético (Serra Dourada); Atlético 2 x 0 Goiás (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 25/07 (dom) Goiás x Atlético – Serra Dourada; segundo turno: 17/10 Atlético x Goiás (dom) – Arena da Baixada
Análise: O Goiás começou mal a temporada 2010, sendo eliminado do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil, mas chega esperançoso para o Campeonato Brasileiro deste ano, principalmente após a chegada do técnico Leão, que terá a missão de enfrentar o receio e a desconfiança dos goianos. Além disso, mudanças internas no clube com o provável fim da hegemonia da família Pinheiro (considerada o “câncer” do clube) também animam os torcedores. Neste ano, a equipe esmeraldina terá a companhia do Atlético-GO para representar a região Centro-Oeste na elite do futebol brasileiro, porém, nunca foi campeão desta competição.

GRÊMIO PRUDENTE FUTEBOL LTDA

Presidente: Marco Antônio Monteiro de Almeida
Sugestão de site: gremiopp.com.br
Melhor colocação: 11º (2009)
Estádio: Municipal Eduardo José Farah, Prudentão (Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, s/nº, Presidente Prudente)
Técnico: Toninho Cecílio
Destaques: Márcio (goleiro) e Tadeu (atacante)
Fique de olho: Wesley (meia) e Flavinho (atacante)
Ex-atleticanos: David (meia)
Time base: Márcio; Paulão, Leonardo e Diego; Paulo César, Anderson, Marcelo Oliveira, Wesley e Jefferson; Tadeu e Flavinho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 3 x 0 Barueri (Arena); Barueri 0 x 0 Atlético (Prudentão)
Datas dos jogos contra o Atlético: 25/08 (qua) – Grêmio Prudente x Atlético – Prudentão – PPV; 14/11 (dom) – Atlético x Grêmio Prudente – Arena
Análise: Ex-Barueri, o time mudou de nome e de cidade em 2010. O agora Grêmio Prudente chegou até a fase semifinal do Paulistão deste ano, sendo eliminado pelo Santo André. O time foi comandado no estadual pelo experiente meia Marcos Assunção, que acertou com o Palmeiras para o restante da temporada. O Grêmio deverá manter a base do Paulistão e usará sua nova casa, o Prudentão, para surpreender em seu segundo ano na elite do futebol nacional.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

Presidente: Fernando Antônio Kroeff, vulgo Duda Kroeff
Sugestão de site: gremio.net
Melhor colocação: 1º (1981 e 1996)
Estádio: Olímpico Monumental (Largo Patrono Fernando Kroeff 1, Porto Alegre)
Técnico: Silas
Destaques: Jonas (atacante) e Victor (goleiro)
Fique de olho: Mário Fernandes (zagueiro) e Neuton (lateral-direita)
Ex-atleticanos: Hugo (meia)
Time base: Victor; Edílson (Neuton), Mário Fernandes, Rafael Marques e Fábio Santos; William Magrão, Adílson, Hugo (Souza) e Douglas; Jonas e Borges
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Grêmio 4 x 1 Atlético (Olímpico), Atlético 0 x 0 Grêmio (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/08 (dom) Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 021/11(dom) – Arena da Baixada.
Análise: O Grêmio fez algumas mudanças em 2010, a começar pela comissão técnica. Primeiro trouxe o treinador Silas, e depois o coordenador físico Paulo Paixão. Além disso, contratou jogadores como Hugo e Borges, ambos ex São Paulo e Douglas, ex-Corinthians. Entretanto, o clima de cobranças no início do ano foi muito forte por parte da imprensa gaúcha, e o técnico Silas alvo de críticas. A equipe foi se encontrando e conquistou o título estadual em cima do Rival Inter. Também faz uma excelente Copa do Brasil, e está nas semifinais da competição. Chega muito forte para o Brasileirão.

GUARANI FUTEBOL CLUBE

Presidente: Leonel Almeida Martins de Oliveira
Sugestão de site: planetaguarani.com.br
Melhor colocação: 1º (1978)
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa (Av. Imperatriz Tereza Cristina, 11 – Campinas)
Técnico: Vagner Mancini
Destaques: Fabão (zagueiro) e Baiano (lateral-direita)
Fique de olho: Mazola (atacante)
Ex-atleticanos: Fabiano (lateral-esquerda) e Moreno (lateral-esquerda)
Time base: Juliano; Baiano, Fabão, Cássio e Fabiano; Fabinho, Maycon, Preto e Walter Minhoca; Roger e Mazola.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Guarani disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: 16/05 (dom) – Atlético x Guarani – Arena – PPV; 12/09 (dom) Guarani x Atlético – Brinco de Ouro
Análise: Depois de uma ótima campanha na Série B do ano passado, o Guarani viveu momentos difíceis neste início de temporada 2010. Disputando a Série A2 do Campeonato Paulista, o Bugre escapou do rebaixamento para a terceira divisão do Estadual apenas na última rodada, o que trouxe preocupação quanto à participação do time em seu retorno à elite do futebol nacional depois de seis anos. Na Copa do Brasil, foi eliminado após uma humilhante derrota para o Santos por 8 a 1 no primeiro jogo – antes, havia eliminado o Araguaína e o Fortaleza, nos pênaltis. Para a disputa do Brasileiro, a diretoria campineira foi às compras e já anunciou um pacote com onze reforços para o Bugre.

SPORT CLUB INTERNACIONAL

Presidente: Vitório Carlos Costi Píffero
Sugestão de site: scinternacional.net
Melhor colocação: 1º (1975, 1976 e 1979)
Estádio: José Pinheiro Borda, Beira-Rio (Av. Padre Cacique, 891)
Técnico: Jorge Fossati
Destaques: D’Alessandro (meia) e Guiñazu (volante)
Fique de olho: Walter (atacante)
Ex-atleticanos: Nei (lateral-direita), Glaydson (volante), Ronaldo (zagueiro) e Kléber Pereira (atacante)
Time base: Pato Abbondanzieri; Nei, Sorondo, Bolívar e Kléber; Guiñazu, Sandro, Andrezinho e D’Alessandro; Alecsandro e Walter.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 3 x 2 Internacional (Arena), Internacional 1 x 1 Atlético (Beira-Rio)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 30/05 (dom) Beira-Rio; segundo turno: 22/09 (qua) – Arena da Baixada.
Análise: O Internacional teve poucas mudanças no elenco para disputar mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Começou bem o Gaúcho, vencendo um Grenal, mas depois o que se viu foi um time com irregularidade em todos os campeonatos, em parte, por ter jogado muitos jogos com time misto/reserva. Porém, a exemplo de outros times brasileiros como Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, o Colorado também garantiu vaga para as quartas de final da Libertadores da América e também quer fazer bonito no campeonato nacional.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Presidente: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo
Sugestão de site: palmeiras.com.br
Melhor colocação: 1º (1972, 1973, 1993 e 1994)
Estádio: Palestra Itália, Parque Antarctica (Rua Tiruassu, nº 1.100, São Paulo – SP)
Técnico: Antonio Carlos Zago
Destaques: Marcos (goleiro) e Cleiton Xavier (meia)
Fique de olho: Paulo Henrique (atacante)
Ex-atleticanos: Danilo (zagueiro)
Time base: Marcos; Vitor, Danilo, Léo e Armero; Pierre, Edinho, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; Diego Souza e Robert.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 2 x 2 Palmeiras (Arena); Palmeiras 2 x 1 Atlético (Parque Antarctica)
Data dos jogos contra o Atlético: 14/08 (dom) – Palmeiras x Atlético – Parque Antarctica – PPV; 03/11 (qua) Atlético x Palmeiras – Arena
Análise: O Brasileiro pode ser a oportunidade de o Palmeiras salvar o ano de 2010, que tem sido frustrante para o alviverde paulista. O Verdão amargou o 11º lugar no Paulistão e a eliminação da Copa do Brasil pelo Atlético-GO neste primeiro semestre. O cargo do técnico Antonio Carlos está ameaçado e Diego Souza, que já foi a grande estrela do time, é contestado pela torcida e pode ser negociado pelo Palmeiras antes mesmo do início do campeonato.

SANTOS FUTEBOL CLUBE

Presidente: Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro
Sugestão de site: santistaroxo.com.br
Melhor colocação: 1º (2002 e 2004)
Estádio: Urbano Caldeira, Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel, 77, Santos)
Técnico: Dorival Junior
Destaques: Paulo Henrique Ganso (meia), Neymar (atacante) e Robinho (atacante)
Fique de olho: André (atacante) e Allan Patrick (meia)
Ex-atleticanos: Durval (zagueiro), Alex Sandro (lateral-esquerda), Rodriguinho (meia) e Wesley (meia)
Time base: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Robinho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Santos 1 x 0 Atlético (Vila Belmiro); Atlético 1 x 1 Santos (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: 21/07 (qua) – Atlético x Santos – Arena – RPC/PPV; 10/10 (dom) Santos x Atlético – Vila Belmiro
Análise: O Santos foi o time sensação neste início de ano no futebol brasileiro. Comandado ofensivamente pelo trio Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho, o time deu espetáculo e ganhou fama pelos belos gols e pela irreverência que atua em campo. Com um futebol bem jogado e que vem cativando apreciadores do bom futebol, o time tem revivido a fama com uma nova geração de “meninos da Vila”, que este ano já conquistou o Campeonato Paulista.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Presidente: Juvenal Juvêncio
Sugestão de site: spfc.com.br
Melhor colocação: 1º (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, São Paulo)
Técnico: Ricardo Gomes
Destaques: Rogério Ceni (goleiro) e Hernanes (meia)
Fique de olho: Fernandinho (atacante) e Henrique (atacante)
Ex-atleticanos: Dagoberto (atacante), Rodrigo Souto (volante) e Washington (atacante)
Time base: Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: São Paulo 2 x 2 Atlético (Morumbi); Atlético 1 x 0 São Paulo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: 07/08 (sáb) Atlético x São Paulo – Arena; 31/10 (dom) São Paulo x Atlético – Morumbi
Análise: Apesar da eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista pelo rival Santos, o São Paulo começa o Brasileirão 2010 como forte candidato ao título. Além do heptacampeonato brasileiro, o tricolor paulista tem como maior objetivo o título da Libertadores 2010.

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

Presidente: Carlos Roberto de Oliveira, vulgo Roberto Dinamite
Sugestão de site: netvasco.com.br
Melhor colocação: 1º (1974, 1989, 1997 e 2000)
Estádio: São Januário (Rua General Almério de Moura, nº 131, Rio de Janeiro – RJ)
Técnico: Gaúcho
Destaques: Carlos Alberto (meia) e Dodô (atacante)
Fique de olho: Philippe Coutinho (meia) e Rafael Coelho (atacante)
Ex-atleticanos: Caíque (meia)
Time base: Fernando Prass; Elder Granja, Thiago Martinelli, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Léo Gago e Philippe Coutinho, Carlos Alberto e Elton.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Vasco disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: 17/07 (qua) – Vasco x Atlético – São Januário – PPV; 06/10 (qua) Atlético x Vasco – Arena
Análise: O começo do ano do Vasco não foi muito promissor. O alvinegro viu o Botafogo se sagrar campeão carioca e foi eliminado pelo Vitória nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O técnico Gaúcho porém continua prestigiado pelo presidente Roberto Dinamite e tenta realizar uma boa campanha no Brasileirão deste ano, em seu retorno à primeira divisão.

ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Presidente: Alexi Portela Júnior
Sugestão de site: canalecvitoria.com.br e leaodabarra.com.br
Melhor colocação: 2º (1993)
Estádio: Manoel Barradas, Barradão (Av. Artêmio Valente, s/n, Salvador)
Técnico: Ricardo Silva
Destaques: Viáfara (goleiro) e Ramon (meia)
Fique de olho: Júnior (atacante)
Ex-atleticanos: Viáfara (goleiro), Vinicius (goleiro), Fernando (volante), Vânderson (volante) e Ramon (meia)
Time base: Viáfara; Marcos Pimentel, Vilson, Anderson Martins e Egídio; Vânderson, Bida, Renato, Elkeson e Ramon; Júnior
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 0 x 2 Vitória (Arena); Vitória 2 x 1 Atlético (Barradão)
Datas dos jogos contra o Atlético: 05/06 (sáb) – Vitória x Atlético – Barradão – PPV; 29/09 (qua) – Atlético x Vitória – Arena
Análise: Tetracampeão baiano em cima do rival Bahia, que está na fila desde 2001 e disputando a série B, o Vitória tenta fazer bonito no cenário nacional. A equipe rubro-negra está na semifinal da Copa do Brasil e sonhando com Libertadores. Porém, poderá perder alguns pontos preciosos no começo do Brasileirão por priorizar a outra competição da CBF, que talvez façam falta no fim do ano.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…