8 maio 2010 - 23h05

Congresso de Medicina do Futebol é sucesso no CT do Caju

Neste final de semana, o CT do Caju foi palco do I Congresso Internacional de Medicina do Futebol, onde foram ministradas diversas apresentações sobre assuntos envolvendo esportes, medicina esportiva e fisioterapia. Organizado pelo Dr. Edilson Thiele, chefe do Departamento Médico atleticano, o Congresso contou com palestrantes de clubes brasileiros e seleções internacionais.

“Curitiba merecia um congresso voltado para o futebol e tão importante como este está sendo, ainda mais se levarmos em conta que a Seleção Brasileira passará pelo nosso CT. Espero que o evento tenha mostrado toda a qualidade do nosso CECAP, provando que temos o Departamento Médico com a melhor infraestrutura do Brasil”, avaliou o Thiele, no início da conferência.

Programação

Na sexta-feira, com abertura do presidente Marcos Malucelli e uma curta explanação do médico da Seleção Brasileira, Dr. José Luis Runco, o evento teve início. “Já conversamos sobre o período que a Seleção Brasileira vai permanecer aqui e avaliamos toda a estrutura. Estamos muito satisfeitos com o que nos foi colocado à disposição. Este é um centro com objetivo de desenvolver atletas de qualidade e é isso que procuramos”, destacou Runco.

Na primeira noite, o Congresso contou com palestras dos médicos Dr. Marco Antonio Teixeira (Seleção Brasileira), Dr. André Petrelli (Seleção Brasileira de Futsal), Dr. Osvaldo Pangrazio (Seleção Paraguaia), Dr. Bert Mandelbaum (FIFA e Seleção Americana), Dr. Serafim Borges (Seleção Brasileira), entre outros.

Os assuntos abordados passaram desde os 20 anos do exame anti-doping, até prevenção de lesões. De acordo com o Dr. Rogério Teixeira da Silva, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, “o segredo do sucesso no futebol é a prevenção de lesões”.

Já na manhã de sábado, o Dr. Ricardo Sprenger Falavinha, da AO Internacional, iniciou as apresentações falando sobre a realização do Congresso. “No Atlético o Dr. Edilson conseguiu vencer o desafio e criou tudo o que foi mostrado ontem. Novos desafios virão e com certeza ele vai passar por todos”, disse o médico, que completou. “Importante não é o conhecimento, é sonhar e imaginar que podemos mudar e foi o que o Dr. Edilson Thiele realizou”, completou.

Ainda no período da manhã, falaram aos congressistas médicos de clubes de todo o país, além do Dr. Bert Mandenbaul (FIFA e Seleção Americana), Dr. Osvaldo Pangrazio (Seleção Paraguaia) e Dr. Carlos Stierling (Chile). No período, a nutricionista atleticana Cristiane Carvalho falou sobre os benefícios dos suplementos alimentares para atletas e o próprio Dr. Edilson Thiele falou sobre “Complicações pós L.C.A. no joelho de atleta profissional”, a famosa cirurgia do ligamento cruzado anterior, que costuma ser o pesadelo dos atletas em função do período em que ficam afastados dos gramados.

Já no período da tarde, foi a vez de entrarem em cena os fisioterapeutas, que explicaram a importância do trabalho em equipes de futebol profissional. Além disso, foram tratados assuntos ligados a diferentes tipos de lesões e maneiras de tratar a recuperação. Desta etapa do Congresso, participaram fisioterapeutas de clubes brasileiros, além dos profissionais ligados à Seleção Brasileira.

Para o Dr. Edilson Thiele, o sucesso do evento deve render frutos ao Atlético no futuro. “Acredito que essa é uma oportunidade para que atletas de outras equipes vejam no clube uma moderna opção para tratamento e recuperação”, disse o médico, confessando que este era seu projeto desde que retornou. “Quando voltei ao Atlético, queria criar um Departamento Médico de padrão internacional. Está no começo, mas até a Copa de 2014 vamos chegar lá”, finalizou.

O Congresso em números

– Cerca de 300 pessoas passaram pelo CT do Caju nos 02 dias de eventos, entre congressistas, palestrantes e imprensa.
– Foram 28 palestras e 10 debates.
– Participaram médicos de 32 clubes brasileiros.
– Também estiveram presentes e palestraram médicos de 05 Seleções (Brasileira, Brasileira de Futsal, Americana, Paraguaia e Chilena).
– Foram cerca de 15 horas de palestras e debates.

Especialistas em Medicina Esportiva estiveram no CT do Atlético [foto: Julia Abdul-Hak]


Dr. Marco Aurélio Cunha, médico e superintendente do São Paulo apresentou uma palestra [foto: Julia Abdul-Hak]


Médico do Fluminense, Dr. Michael Simoni participou do evento [foto: Julia Abdul-Hak]


Dr. Runco, da Seleção Brasileira, elogiou estrutura atleticana [foto: Julia Abdul-Hak]


Evento contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais [foto: Julia Abdul-Hak]

Assuntos:


Últimas Notícias

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…

Brasileiro

Roteiro repetido

Sem nenhuma inspiração e fazendo um sacrifício danado para tentar segurar um empate sem gols contra o Fluminense num Maracanã com mais de 36 mil…