Dinheiro Público na Privada (empresa privada)

Vou traçar aqui um paralelo aparentemente desconexo para explicar a possibilidade e viabilidade de investir dinheiro público na Arena.

A prefeitura investe em vias específicas para o transporte público, em terminais para o mesmo transporte que é operado por empresas ‘privadas’ e ninguém fala nada. O governo investe em rodoviárias e aeroportos fantásticos, luxuosos para que empresas ‘privadas’ explorem e, ninguém fala nada. O governo investe na capacitação de pessoas para trabalharem na indústria do turismo (hotéis, restaurantes, etc.) para que empresas ‘privadas’ façam uso desta mão de obra e ninguém fala nada.

Ninguém fala nada porque parece óbvio que o governo faça isto, porque vem fazendo desde sempre e porque isto beneficia muita gente ou quase todos de maneira direta ou indireta. Quando o poder público põe 1 centavo numa estação tubo ninguém percebe que é dinheiro público.

Como a Copa só acontece se houver um estádio dentro dos ‘conformes’ como diria Odorico Paraguaçu e o único viável é o Joaquim Américo, isto beneficiará a todos, ou melhor, só assim todo o resto será realizado, nada mais certo que o dinheiro público vá para a privada (empresa privada).