8 out 2010 - 22h19

Guia Rumo à Libertadores

Faltando 10 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Atlético corre atrás do sonho da Libertadores. Ninguém nega que é uma meta difícil. Mas não é impossível.

Depois de anos de campanhas ruins, o Atlético chega à reta final do Brasileirão 2010 em posição privilegiada. É o quinto colocado, com 43 pontos e 51% de aproveitamento dos pontos disputados.

Caso alcance a vaga no G3, o Rubro-Negro irá igualar o desempenho de 1983, terceiro melhor da história, atrás apenas do título de 2001 e do vice-campeonato de 2004. Nos últimos dias, o torcedor atleticano voltou a fazer contas; mas agora, diferente dos anos anteriores, são “contas boas”.

Para facilitar as previsões, a Furacao.com preparou um guia com a análise dos próximos jogos do Atlético. A seguir, você vai poder conferir o caminho das pedras da equipe atleticana em busca de uma vaga na Libertadores 2011.

Matemática

Nos últimos quatro anos, o terceiro colocado do Brasileiro terminou com uma pontuação entre 61 (em 2007) e 67 pontos (em 2006 e 2008). Pelo aproveitamento atual, para terminar no G3, serão necessários 68 pontos. Ou seja, a tendência é que este ano as primeiras colocações sejam muito mais disputadas. Hoje, o Furacão tem 43. Portanto, faltam oito vitórias e um empate para que o Rubro-Negro assegure matematicamente a vaga na Libertadores. Como faltam 10 rodadas, será necessário um aproveitamento de 78% – superior ao do Fluminense, líder do Brasileirão.

O que já foi e o que falta [imagem: Walter Jaworski]


Dos 10 jogos restantes, cinco serão na Arena da Baixada (na sequência: Goiás, Fluminense, Palmeiras, Grêmio Prudente e Avaí) e os demais serão fora do estado (contra Santos, São Paulo, Flamengo, Grêmio e Ceará). Se o Atlético vencer todas em casa, por exemplo, precisaria de duas vitórias e um empate como visitante.

Porém, os 26 pontos necessários para garantir a classificação para a Taça Libertadores podem diminuir. Para isso, o torcedor atleticano precisa secar os times do G3, que hoje são Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. O time paulista, terceiro colocado, tem seis pontos a mais que o Rubro-Negro (mas um jogo a menos).

Confrontos

x
Local: Vila Belmiro
Data: 09/10
Hora: 18h30
Primeiro turno: Atlético 2 x 0 Santos

O primeiro desafio do Atlético na reta final do Brasileiro já é um importante duelo contra a equipe santista, que está na cola do Rubro-Negro, com 42 pontos. Como já tem vaga garantida na Libertadores 2011, o único objetivo do Santos na competição é o título – hoje, está dez pontos atrás do líder Fluminense. Para o confronto de sábado, o Santos tem um time inteiro de desfalques – dez jogadores estão machucados e um suspenso. No confronto do primeiro turno, o Atlético superou os Meninos da Vila, com gols de Bruno Costa e Bruno Mineiro, em uma noite memorável na Arena da Baixada, que tirou o time da temida zona de rebaixamento.

x
Local: Arena da Baixada
Data: 16/10
Hora: 18h30
Primeiro turno: Goiás 0 x 2 Atlético

Goiás em situação delicadíssima na competição. Mesmo que vença neste fim de semana, o time não deixará a zona do rebaixamento. Outro fator pode ser um facilitador para o Furacão: o Goiás enfrentará o Peñarol pela Copa Sul-Americana nos dias 13 e 20 de outubro. Portanto, poderá estar desgastado ou até mesmo poupar alguns jogadores. A equipe vive uma fase delicada, e a pressão é grande.

x
Local: Arena da Baixada
Data: 24/10
Hora: 16h
Primeiro turno: Fluminense 3 x 1 Atlético

O Furacão terá um difícil desafio contra o líder do Brasileirão, na única sequência de dois jogos em casa até o final da competição. De olho no título, o Flu vê Corinthians e Cruzeiro se aproximarem. Dono do melhor ataque do campeonato, com 49 gols, o time carioca aposta em jogadores badalados pela mídia como Conca e Deco e no técnico Muricy Ramalho para continuar brigando. Nos últimos anos, o confronto com o Fluminense em casa tem sido duro: foram duas vitórias para cada lado e um empate.

x
Local: Arena Barueri
Data: 28/10
Hora: 21h
Primeiro turno: Atlético 1 x 1 São Paulo

A partida vai marcar o reencontro dos jogadores com o ex-técnico Paulo César Carpegiani, que trocou o Furacão pelo São Paulo. Renovado, o Tricolor almeja muito pouco neste campeonato e já pensa na próxima temporada. Para vencer o adversário, o Atlético terá que superar uma incômoda marca: já são 27 anos sem vencer os paulistas fora de casa. Neste ano, a vantagem é que o São Paulo também não jogará em casa. O confronto será na Arena Barueri. Com a mudança de técnico, é possível que o São Paulo daqui a quatro rodadas seja bem diferente.

x
Local: Arena da Baixada
Data: 04/11
Hora: 21h
Primeiro turno: Palmeiras 2 x 0 Atlético

Será um jogo chave para o Furacão. O Palmeiras, assim como o Atlético, faz uma campanha de recuperação no returno e vem recuperando jogadores importantes, como Valdívia e Kléber. Felipão parece ter arrumado o time e é possível que este jogo se transforme em confronto direto para as posições próximas ao G3. Por outro lado, o Palmeiras poderá ainda estar na disputa da Copa Sul-Americana, o que seria um fator de desgaste para o time.

x
Local: Engenhão
Data: 07/11
Hora: indefinido
Primeiro turno: Atlético 1 x 0 Flamengo

Vivendo um período de turbulência dentro e fora das quatro linhas, o atual campeão brasileiro aposta no novo comandante, Vanderlei Luxemburgo, para se reerguer na competição. No primeiro turno, o Atlético não foi brilhante, mas se reencontrou com a vitória ao derrotar o Flamengo, com gol do zagueiro Manoel. O resultado positivo, depois de três partidas sem vencer, foi comemorado com o maior mosaico feito na história da Baixada,

x
Local: Arena da Baixada
Data: 14/11
Hora: indefinido
Primeiro turno: Grêmio Prudente 0 x 1 Atlético

Com um aproveitamento baixíssimo e ocupando a última posição no Campeonato Brasileiro 2010, com 21 pontos conquistados, o Grêmio Prudente tem todos os pré-requisitos para ser o primeiro clube rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão 2011. Em 28 partidas, a equipe paulista conseguiu apenas cinco vitórias, fez 26 gols e sofreu 43, totalizando um saldo negativo de 17 gols, o pior da competição. Por todos estes motivos, o Furacão não deverá ter muitos problemas para conquistar os três pontos no jogo contra o Grêmio Prudente, que deverá chegar a Curitiba já rebaixado.

x
Local: Olímpico
Data: 21/11
Hora: indefinido
Primeiro turno: Atlético 1 x 1 Grêmio

O Grêmio faz a melhor campanha do segundo turno. Na primeira metade do returno, venceu sete e perdeu apenas um dos 10 jogos. Sob o comando de Renato Gaúcho, a equipe se reestruturou e se tornou um dos adversários mais difíceis do campeonato. No primeiro turno, Carpegiani já havia ressaltado a qualidade dos jogadores gremistas. O jogo no Olímpico será um desafio e tanto para o Atlético e, provavelmente, será um confronto direto contra uma equipe que almeja objetivos semelhantes.

x
Local: Castelão
Data: 28/11
Hora: indefinido
Primeiro turno: Atlético 2 x 1 Ceará

O Ceará despencou no returno do Brasileirão. Depois de um início surpreendente, a equipe foi caindo de produção e trocando de técnico. Com Dimas Filgueiras, estabilizou-se nas posições intermediárias. Ainda assim, tem uma das piores campanhas do segundo turno. Jogando em casa, o Ceará faz ótima campanha. Até aqui, perdeu apenas um jogo no Castelão, para o Vasco. A dificuldade do jogo será ampliada pela contingência da tabela: será o segundo jogo consecutivo fora de casa, em um momento crucial do campeonato.

x
Local: Arena da Baixada
Data: 05/12
Hora: indefinido
Primeiro turno: Avaí 0 x 1 Atlético

Ao contrário do Atlético, Avaí faz um returno decepcionante. Caso a equipe catarinense esteja lutando contra o rebaixamento, o jogo poderá se tornar complicado para o Furacão. Seria uma espécie de reedição da partida contra o Botafogo, na última rodada do Brasileirão 2004. Assim como Goiás e Palmeiras, o Avaí ainda está na disputa da Copa Sul-Americana, o que também poderá causar um desgaste físico nos atletas. De todo modo, a previsão de casa lotada na Arena certamente será um fator favorável ao Furacão.

Colaboração: Eduardo Betinardi, Gustavo Rolin e Rodolfo Colnaghi, todos da equipe Furacao.com



Últimas Notícias

Notícias

Já faz um ano….

Neste dia 04 de março faz exatamente um ano que o torcedor atleticano viu o Furacão de perto, ao vivo e em cores dentro da…