18 out 2010 - 18h26

Conmebol decide pela volta do G4

A Conmebol decidiu nesta segunda-feira devolver uma vaga brasileira na Taça Libertadores de 2011. Dessa forma, os quatro primeiros colocados do campeonato nacional disputarão a competição no ano que vem.

Como o Santos (campeão da Copa do Brasil e atual quarto colocado) e o Internacional (que venceu a Libertadores-2010 e está em quinto) já têm vaga garantida, o sexto colocado – que hoje é o Furacão – disputará a competição continental.

Polêmica

O regulamento do Campeonato Brasileiro previa que os quatro melhores classificados teriam o direito de disputar a Libertadores da América de 2011.

Há um mês, a Conmebol anunciou a decisão de mudar as regras do jogo. Pelo novo critério da entidade, o time campeão da Libertadores ocuparia uma das vagas originalmente destinadas ao seu país. Como o Inter foi o campeão, apenas os três melhores colocados do Brasileiro iriam se classificar para a Libertadores 2011.

Houve muita reclamação dos brasileiros. Dirigentes de clubes que estão disputando as primeiras colocações do campeonato se manifestaram indignados com a decisão. A CBF também questionou a decisão da Conmebol.

Risco

Há um risco de o quarto melhor colocado no Brasileiro (excluído Santos e Inter, já classificados) ficar de fora da Libertadores. Isso acontecerá caso um brasileiro vença a Copa Sul-Americana. Palmeiras, Atlético-MG, Avaí e Goiás estão na disputa. Se um deles for campeão, o quarto melhor do Brasileirão não jogará a Libertadores.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…