Rodada do fim de semana homenageia Pelé
A principal homenagem que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará ao ex-jogador Pelé, que completa 70 anos de idade neste sábado (23), será a criação de um “naming right” da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A rodada será chamada de “Rodada Pelé 70 anos”.
Pelé, que jogou profissionalmente entre os anos de 1956 e 1977, enfrentou o Atlético Paranaense três vezes e marcou um gol. O rei do futebol venceu dois jogos e perdeu um.
O primeiro jogo envolvendo o Atlético e Pelé aconteceu no dia 28 de outubro de 1970, no estádio Couto Pereira. O Furacão venceu por 1 a 0, com gol de Dorval. Os dois encontros restantes aconteceram três anos depois. No dia 16 de setembro de 1973, na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Atlético por 2 a 0. Quase dois meses se passaram e no dia 11 de novembro Pelé marcava seu único gol contra o Atlético Paranaense. O jogo, no estádio Couto Pereira, terminou 1 a 0 para o Santos.
Lembranças de Pelé
Entrevistado no último Círculo da História Atleticana, Alfredo Gottardi Jr disse que Pelé foi o jogador mais díficil que ele marcou em toda a carreira.
Entre outras histórias, o ex-zagueiro rubro-negro conta que fez apenas uma falta em Pelé. “Uma vez eu dei uma chegada nele, mas foi sem querer. Ele ficou tão bravo e me disse: Você nunca chegou em mim! Eu falei: Tropecei, desculpa, tropecei.”, conta.
Curiosidades
– Pelé foi registrado no dia 23 de outubro, mas a certidão de nascimento diz que o aniversário dele é no dia 21.
– Foi escolhido o atleta do século, por marcar 1284 gols em 1375 jogos. Média de 0,93 gols por partida.
– Mais jovem Campeão Mundial: 1958 (17 anos) e mais jovem Bicampeão: 1962 (21 anos)
– Único Jogador Tricampeão mundial: 1970
– Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira: 95 gols
Mais informações sobre os confrontos envolvendo o Atlético e Pelé podem ser consultados no Blog da Baixada no Blog do Círculo da História e na matéria do jornalista Cristian Toledo no jornal Tribuna do Paraná do dia 21 de outubro de 2010.