22 out 2010 - 16h14

Rodada do fim de semana homenageia Pelé

A principal homenagem que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará ao ex-jogador Pelé, que completa 70 anos de idade neste sábado (23), será a criação de um “naming right” da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A rodada será chamada de “Rodada Pelé 70 anos”.

Pelé, que jogou profissionalmente entre os anos de 1956 e 1977, enfrentou o Atlético Paranaense três vezes e marcou um gol. O rei do futebol venceu dois jogos e perdeu um.

O primeiro jogo envolvendo o Atlético e Pelé aconteceu no dia 28 de outubro de 1970, no estádio Couto Pereira. O Furacão venceu por 1 a 0, com gol de Dorval. Os dois encontros restantes aconteceram três anos depois. No dia 16 de setembro de 1973, na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Atlético por 2 a 0. Quase dois meses se passaram e no dia 11 de novembro Pelé marcava seu único gol contra o Atlético Paranaense. O jogo, no estádio Couto Pereira, terminou 1 a 0 para o Santos.

Lembranças de Pelé

Entrevistado no último Círculo da História Atleticana, Alfredo Gottardi Jr disse que Pelé foi o jogador mais díficil que ele marcou em toda a carreira.

Entre outras histórias, o ex-zagueiro rubro-negro conta que fez apenas uma falta em Pelé. “Uma vez eu dei uma chegada nele, mas foi sem querer. Ele ficou tão bravo e me disse: ‘Você nunca chegou em mim!’ Eu falei: ‘Tropecei, desculpa, tropecei.’”, conta.

Curiosidades

– Pelé foi registrado no dia 23 de outubro, mas a certidão de nascimento diz que o aniversário dele é no dia 21.

– Foi escolhido o atleta do século, por marcar 1284 gols em 1375 jogos. Média de 0,93 gols por partida.

– Mais jovem Campeão Mundial: 1958 (17 anos) e mais jovem Bicampeão: 1962 (21 anos)

– Único Jogador Tricampeão mundial: 1970

– Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira: 95 gols

Mais informações sobre os confrontos envolvendo o Atlético e Pelé podem ser consultados no Blog da Baixada no Blog do Círculo da História e na matéria do jornalista Cristian Toledo no jornal Tribuna do Paraná do dia 21 de outubro de 2010.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…