O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
4 jan 2011 - 22h18

Formação tática e um feliz 2011

Lendo os comentários do espaço ‘Fala, Atleticano’, vejo que o pessoal está dando palpites para a formação do time em 2011. Eu, como bom torcedor, estou entrando nesta onda também.

Na minha visão, as contratações para o ataque estão excelentes. Tão excelentes que agora fica difícil escolher quem ficará na frente.

Por um lado, a volta do ídolo Lucas é ótima, pois já conhecemos o futebol dele e ainda está na melhor forma física.

Por outro lado, Henan é o atacante matador, o camisa 9 de que tanto falamos, e que vem com fome de gol. Apesar de desconhecido, vejo um grande potêncial nesse jogador.

Isso é apenas para primeiro atacante. Como segundo atacante, eu colocaria o Guerrón, pois é um jogador de velocidade e que sabe driblar e passar muito bem (infelizmente não chuta bem, se não viraria mais um primeiro atacante).

Eu vejo que o Marcelo e o Nieto só tiveram poucas oportunidades de jogo para se adaptar. Vejam o Nieto como exemplo, que teve mais oportunidades que o Marcelo e por isso acabou mostrando mais do futebol do que o colega.

Não estou apostando minhas fichas no Bruno Mineiro.

O Bruno só fazia gols no campeonato paranaense porque tinha o Javier Toledo para passar para ele. Mas, quem sabe se a nova meia-cancha não será tão criativa a ponto do Bruno voltar a ser o matador do campeonato paranaense. Aí então, estarei feliz em ter ‘quebrado a cara’.

Partindo para a meia, acho que Paulo Baier e Madson deveriam trabalhar juntos. Caso algum se machuque, entra o Branquinho ou Ivan Gonzáles.

Madson é um jogador que desce em velocidade e ainda é canhoto. Ele pode muito bem armar os contra-ataques rápidos.

Paulo Baier dispensa comentários, todos sabem quem ele é e o que ele sabe jogar.

Branquinho tinha tudo na mão para se tornar um jogador de alto nível, mas acabou caindo na fase ‘cai-reclama’. Além disso, precisa aprender a passar mais a bola, pois driblar 2 é uma coisa, mas driblar mais do que 3, como ele tentava fazer, não é para qualquer um. Enfim, tem potencial, mas vai pra o banco por ‘forças maiores’.

Ivan Gozáles tem o lado bom do Madson e o lado ruim do Branquinho. Gonzáles desce em velocidade, mas quando chega na área se atrapalha e não passa. Diversas vezes tive vontade de socar a pessoa ao meu lado (que geralmente é meu amigo) por causa disso.

Deixando a meia-cancha de lado, vamos para a lateral direita. Nesta posição temos um empate.

Wagner é excelente para passar a bola, sempre fazendo a bola parar nos pés dos meias/atacantes. Porém, ele parte muito pouco para cima do adversário.

O Marcos Pimentel por outro lado, vai para cima dos adversários, mas não passa tão bem quanto o Wagner.

Num possível esquema ofensivo, creio que o Marcos Pimentel deva servir melhor, enquanto que num esquema defensivo, o Wagner se encaixe bem.

Deixando as outras posições de lado, irei agora palpitar. Colocarei entre parênteses os substitutos ideais. Isso é apenas uma opinião.

Para o esquema 4-4-2, deveríamos ficar com Neto; Marcos Pimentel (Wagner Diniz), Manoel (Bruno Costa), Rafael Santos (Gabriel) e Paulinho (Héracles); Alê (Deivid), Claiton (Vitor), Paulo Baier (Branquinho) e Madson (Ivan Gonzáles); Guerrón e Lucas (Henan)

No esquema 3-5-2, acho que ficaria bom Neto; Manoel, Rafael Santos e Bruno Costa (Gabriel); Wagner Diniz (Marcos Pimentel), Alê (Claiton), Paulo Baier (Branquinho), Madson (Ivan Gonzáles) e Paulinho (Héracles); Guerrón e Lucas (Henan).

No 4-4-2, acho que o time ficaria mais ofensivo e mais aberto, sendo melhor para descidas em velocidade e contra-ataques. Já no 3-5-2, o time fica mais equilibrado e fica em grandes condições de jogo contra times mais fortes (isso é se tem algum).

É isso, me prolonguei bastante dessa vez, mas foi por uma boa causa. Um feliz ano novo para toda a família atleticana, que seus sonhos particulares e o nosso sonho coletivo (leia-se campeão) se realizem.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…