Sonhar é preciso
Derrotas, é claro, fazem parte do jogo. Às vezes se perde, às vezes se ganha. Não nos esqueçamos do empate, é claro. Este último pode ser a diferença entre o titulo ou o fracasso. Portanto, buscar a vitória do inicio ao fim é fundamental.
Dizer que o time é superior que vai ganhar ou que ganhou aquela partida, aquele titulo em cima do adversario rival, falar sobre as conquistas do passado, não dar o braço a torcer mesmo nos piores resultados é coisa de torcedor.
Ser dirigente vai um pouco mais além. É uma soma de sonhos, razão e objetividade. Ao meu ver nossa atual diretoria, e nos últimos anos não consegue ir além da razão. Contentando se sempre em manter as finanças em ordem, a estrutura. Isso fazem com muita competência.
Espero que estejamos passando por um periodo de consolidação das estruturas do clube.
Quando o assunto é a busca de titulos, ganhar do rival, tirar aquele sarrinho dos demais clubes. Aí o bicho pega, falta aquele algo mais, crer que do segundo ao último todos perdem, por isso ser campeão é o que vale, afinal somos brasileiros e vice não vale nada no imaginário do futebol.
Se analisarmos o campeonato brasieiro, pode reparar que ninguém sai dizendo que foi vice, terceiro, quarto ou quinto; sai sempre dizendo conquistamos uma vaga na Libertadores, futebol é conquista.
Acostumamos a não disputar titulos além do Paranaense, que é mais que uma obrigação, que pela estrutura do clube deveria ser o óbvio. O que não podemos nos acostumar é voltar no tempo, a decada de 70, e não ganharmos nada em cima dos ervilhas.
Que o resultado da Copinha de ontem sirva como lição.