Obras em Curitiba estarão finalizadas no fim de 2012
Com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva, do presidente do Atlético, Marcos Malucelli, na Arena da Baixada, na manhã deste sexta-feira (25), o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, confirmou que a cidade terá todas obras finalizadas para a Copa do Mundo de 2014 até o fim de 2012. Com o prazo definido, a capital paranaense tem a expectativa de ser subsede da Copa das Confederações, em julho de 2013.
“Todas as grandes obras vão estar prontras em 2012 ou até março de 2013, caso da Avenida das Torres, obra maior e mais complexa e que vai começar provavelmente no segundo semestre deste ano”, garantiu o prefeito.
Antes, o governador Beto Richa esteve reunido com o ministro no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná, e disse que o estado busca uma verba maior, além do Programa de Acelaração do Crescimento (PAC) da Copa, para melhorias e ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba.
“Pedi também a mobilização da bancada federal do Paraná para reinvidicar mais recursos da Infraero para o Afonso Pena, visto que alguns outros aeroportos os recursos são infinitamente maiores do que estão disposto para aqui, que precisa da implantação de uma terceira pista, ampliação do terminal dos passageiros, e ampliação dos fingers. São obras estruturais importantíssimas para a realização da Copa do Mundo”, dircursou o governador.
Com isso, Richa tem a expectativa de que Curitiba seja escolhida como sede do centro de comunicação da Copa 2014. “A cidade atende aos requisitos e já estamos solicitando a instalação de fibra ótica em todo o estado até o ano que vem, além da banda ultra larga. Teremos sim estrutura para receber a sede comunicação. Tenho amizade e respeito com o presidente [da Confederação Brasileira de Futebol] Ricardo Teixeira e estamos pleiteando com ele que um jogo da seleção brasileira seja realizado em Curitiba”, completou o governador.
O ministro Orlando Silva manteve o discurso de otimismo ao falar do andamento das obras em Curitiba. “Não por acaso a seleção brasileira escolheu o estado para a climatação para a Copa da África o Sul, é o reconhecimento das instalações do CT do Atlético. Sabemos que outras cidades do Paraná têm bons equipamentos e o que vai fazer com que o estado seja um dos destinos principais na fase anterior do mundial. Podemos colocar Curitiba à frente de outras cidades para sediar a Copa das Confederações”, elogiou o ministro dos Esportes.