Ex-lateral Alberto completa aniversário hoje

Ex-lateral se despediu do futebol atuando pelo Furacão.[foto: divulgação]

Um dos ídolos da história moderna do Atlético, o lateral direita Alberto Valentim do Carmo Neto completa mais um ano de vida neste dia 22 de março. Seja dentro de campo sendo um dos maiores da história, seja fora dele sentado nas arquibancadas do Couto Pereira assistindo o time disputando mais um clássico, Alberto sempre mostrou seu carinho pelas cores atleticanas.

E essa história de Alberto no Atlético começou remota de agosto de 1996. Entre idas e vindas, Alberto vestiu por seis anos a camisa atleticana. Em sua primeira temporada no clube, foi um dos condutores da brilhante campanha que o Furacão fez no Brasileiro/96, o primeiro que o Atlético disputou depois do título da Série B em 1995. Nesse mesmo ano, foi eleito pela Revista Placar o melhor lateral-direita Brasileiro de 1996, um reconhecimento máximo para as pretensões atleticanas naquela época. Entre 1996 e 99, dividiu a camisa atleticana com as cores de Flamengo, São Paulo e Cruzeiro. Mas sempre teve uma identificação maior com o Atlético, clube que o projetou no cenário nacional.

Em 1997, foi para o São Paulo, em troca de Luisinho Netto e Fábio Mello, retornando ao rubro-negro para o Brasileirão. De quebra, foi emprestado ao Cruzeiro para a final do Mundial Interclubes, ficando no banco do time vice-campeão do mundo. No primeiro semestre de 98, jogou no Flamengo, por empréstimo. Desta vez, foi em troca de Rodrigo Mendes e Nélio, que se transformou num dos principais destaques atleticanos na conquista do Paranaense. Despediu-se do Atlético e do futebol brasileiro com um título. Alberto foi peça importante na conquista do Torneio Seletivo de 1999, levando o Furacão a disputar, pela primeira vez na história, a Taça Libertadores da América.

Saiu com a faixa de campeão no peito direto para a Udinese, da Itália. No futebol europeu, atuou por quase uma década defendendo as cores da Udinese e do Siena. Em 2008, mais experiente, retornou ao Atlético para sua quarta passagem pelo clube e foi importante na campanha que evitou o rebaixamento do clube. No ano seguinte, conquistou o título do Campeonato Paranaense de 2009, até encerrar a sua trajetória no Atlético em uma despedida emocionante.

Por toda a dedicação e respeito que Alberto sempre demonstrou em campo e fora dele a nação atleticana o parabeniza por mais um aniversário na data de hoje. Parabéns Alberto, em um momento de crise técnica e onde alguns reclamam da torcida atleticana, mostramos que damos o devido valor a quem merece.

matéria adaptada do texto da jornalista Monique Silva