O Atlético só terá uma partida transmitida ao vivo pela TV aberta no primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2011. A CBF divulgou nesta semana a relação detalhada da tabela de dos jogos do primeiro turno do Brasileirão 2011, com a especificação de data, horário e transmissão das partidas pela televisão (se pela TV aberta, fechada ou pelo sistema pay-per-view).
Apenas o jogo Atlético x Corinthians, no dia 7 de agosto, pela décima quinta rodada, terá transmissão ao vivo da Globo. No mesmo dia, serão transmitidos para algumas praças os jogos Inter x Cruzeiro e América x Fluminense. Na relação abaixo é possível conferir quantos jogos cada clube terá exibidos na TV aberta neste turno inicial:
Corinthians: 14 jogos
Palmeiras: 12 jogos
Flamengo: 11 jogos
Vasco: 9 jogos
Coritiba: 7 jogos
Santos: 6 jogos
Bahia: 5 jogos
Cruzeiro: 5 jogos
Figueirense: 5 jogos
Grêmio: 5 jogos
São Paulo: 5 jogos
América: 4 jogos
Avaí: 4 jogos
Botafogo: 4 jogos
Ceará: 4 jogos
Internacional: 4 jogos
Atlético Mineiro: 3 jogos
Fluminense: 3 jogos
Atlético Goianiense: 2 jogos
Atlético: 1 jogo
Segundo a CBF, a escolha dos jogos que serão transmitidos é feita conjuntamente entre a CBF e a Rede Globo de Televisão em função da grade de programação das emissoras TV Globo, Sportv e do PPV. Ainda não foi feita a definição relativamente aos jogos do segundo turno.
Redução em relação aos anos anteriores
O número de jogos do Atlético na TV aberta sofreu uma redução em relação aos anos anteriores (confira abaixo nas Matérias Relacionadas). No Brasileirão de 2009, por exemplo, seis jogos do Atlético no primeiro turno foram transmitidos pela TV aberta. No ano passado, quatro jogos foram transmitidos.
A escolha da Globo/CBF nos últimos anos revelou uma preferência por exibir jogos realizados na Arena da Baixada. Dos dez jogos do Atlético no primeiro turno que passaram ao vivo nos últimos dois anos, sete foram no Caldeirão. No primeiro turno de 2011, o Furacão jogará em casa contra adversários que geram grande audiência, como Flamengo e Santos.
No ano passado, os confrontos entre o Atlético e esses times no primeiro turno foram transmitidos pela TV. Desta vez, a Globo escolheu exibir Bahia x Atlético Mineiro / Inter x Palmeiras / Corinthians x Fluminense na rodada do jogo contra o Flamengo e São Paulo x Vasco / Fluminense x Ceará / Avaí x Corinthians na rodada do jogo contra o Santos.
A batalha pelos direitos de transmissão de 2012
A divulgação da relação dos jogos que serão exibidos pela TV aberta no primeiro turno do Brasileirão 2011 gerou grande polêmica na imprensa e repercutiu nesta semana entre os torcedores. Por trás das escolhas está a disputa travada entre as emissoras de televisão pelos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2012 em diante. O contrato da Globo com os clubes termina no Brasileiro deste ano.
Em tese, haveria uma concorrência entre os potenciais interessados para a venda dos direitos das próximas edições, a partir de 2012. Mas uma disputa política e comercial gerou uma divisão no Clube dos 13, que há muitos anos conduz o processo em nome dos clubes. A RedeTV foi a única emissora a apresentar proposta e venceu a concorrência do Clube dos 13 para a TV aberta. A Globo anunciou a negociação em separado com vários clubes.
A questão ainda está nebulosa e a cada dia surgem notícias contraditórias veiculadas na imprensa. Segundo consta, a Record também tem interesse na transmissão e pretende negociar diretamente com os clubes, assim como a Globo. O Clube dos 13 alega ter procuração dos clubes para negociar em nome deles. A posição do Atlético nesta disputa está ao lado do Clube dos 13, assim como São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro. Outros clubes, como Corinthians, Flamengo, Vasco, Santos, Grêmio e Coritiba, já anunciaram ou estão próximos de anunciar a venda dos direitos de seus jogos para a Globo.
Mesmo assim, aparentemente o assunto ainda será discutido em outras instâncias. Existe a chance de o assunto ser submetido à apreciação do CADE, que tem competência para interferir em questões que afetem a livre concorrência. Outra possibilidade é a discussão do tema perante o Poder Judiciário.
Retaliação?
Além do Atlético, outros clubes aliados à direção do Clube dos 13 tiveram reduzido o número de seus jogos transmitidos pela TV aberta no primeiro turno de 2011 em relação a anos anteriores. O caso mais emblemático é o do São Paulo: de oito para cinco. No total, os quatro clubes tiveram 23 jogos transmitidos pela Globo no primeiro turno de 2010 e terão apenas 13 nesta temporada.
O Coritiba, que já assinou contrato com a Globo para os próximos anos, terá sete jogos transmitidos pela TV aberta no primeiro turno deste ano. Lembre-se: o Atlético terá apenas um. O Atlético Mineiro e o Internacional, outros aliados do Clube dos 13, também terão menos jogos em relação aos rivais locais, que também já acertaram com a emissora.
De acordo com a Folha de S.Paulo, a medida pode representar uma retaliação da Globo à posição dos clubes na negociação dos direitos de transmissão para os próximos anos. Porém, o vice-presidente de marketing são-paulino descartou esta hipótese.
De todo modo, a questão é complexa e mesmo os especialistas no tema divergem. O jornalista Erich Beting, que atua na área de marketing esportivo, escreveu em seu blog o seguinte comentário sobre a disputa:
“A discussão da TV se perde, mais uma vez, nos valores que A, B ou C ganham, dizem que ganham ou acham que deveriam ganhar. O torcedor quer contar vantagem do rival na conversa de bar, dizendo que seu clube vale mais que o do outro. Mas ele não consegue entender que, quando não existe união entre os clubes em negociações, quem perde são os próprios clubes. Principalmente porque, a partir de agora, quase nada do que se falar em termos de valores de contratos de TV é verdade.
E, nesse sentido, complica-se cada vez mais o cenário para que tenhamos uma definição de qual emissora exibirá a competição no ano que vem. E aí será complicado para o torcedor entender que o orgulho de ver o time ganhar mais poderá significar que ele simplesmente não conseguirá acompanhar seu time pela TV a partir de 2012.”