17 maio 2011 - 16h11

Atlético é o paranaense com melhor pontuação na Conmebol

A Conmebol divulgou nesta terça-feira (17) o ranking de clubes da entidade atualizado. Nenhum time paranaense está entre os 50 primeiros na lista da Confederação Sul-Americana. O Atlético é a equipe do estado com a melhor colocação (54.º), seguido por Paraná (100.º) e Coritiba (104.º).

Principal sensação da temporada 2011, o Coxa é pior do trio de ferro por causa da pouca participação nas competições da Conmebol nos últimos anos – a última foi a Sul-Americana de 2009. O Tricolor supera o rival alviverde, pois foi o último time do estado a participar da Libertadores, em 2007, competição que vale pontos para o ranking.

Neste ano, os critérios para a formulação da lista mudaram. Antes, a Conmebol considerava o desempenho das equipes desde 1960. O novo sistema contabiliza a participação das equipes da América do Sul e do México apenas nas últimas cinco edições de torneios oficiais da entidade.

Ganham pontos equipes que participaram, neste período, da Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga (reúne campeão da Sul-Americana e campeão da Copa da Liga do Japão), além do Mundial de Clubes da Fifa.

O Atlético levou vantagem por, nos últimos cinco anos ter participado de quatro edições da Sul-Americana. O Paraná ganhou pontos em razão da participação na Sul-Americana de 2006 e Libertadores de 2007. O Coritiba participou da Sul-Americana de 2009.

Liderança equatoriana

No topo do ranking da Conmebol está a LDU, do Equador, campeão da Libertadores em 2008 e da Sul-Americana no ano seguinte.

Os melhores brasileiros colocados são Internacional (2º lugar), Cruzeiro (4º), São Paulo (7º), Fluminense (9º), Grêmio (13º), Santos (14º) e Palmeiras (19º).

No site oficial da entidade, é possível ver o ranking completo.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…