O Atlético foi derrotado por 1 a 0 para o Flamengo na estreia da Copa Sul-Americana. O gol foi marcado por Ronaldinho Gaúcho, de pênalti.
O Atlético iniciou a partida no Engenhão com apenas dois titulares: o capitão Cléber Santana, suspenso para o jogo contra o São Paulo, e o atacante Morro Garcia. O primeiro tempo foi bastante disputado, com poucas chances de gols para ambos os lados. O Flamengo assustou aos 27 minutos. Luiz Antonio chutou, a bola tocou no morrido e quase Santos engoliu um frango. Já o Furacão teve duas boas chances para abrir o placar. Aos 17 minutos, Wagner Diniz cruzou rasteira para Rodriguinho, mas o atacante chutou fraco. E aos 34 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa para Cléber Santana, mas o volante chutou muito alto.
Renato Gaúcho não realizou alterações para o início da segunda etapa. A partida permaneceu equilibrada até os 14 minutos, quando o técnico flamenguista Vanderlei Luxemburgo resolveu colocar em campo seus três principais jogadores: Renato, Thiago Neves e Ronaldinho. Com as entradas do trio ofensivo, o Flamengo passou a atacar o Furacão. Uma alteração do técnico Renato Gaúcho contribuiu ainda mais para isso: tirou o atacante Morro e colocou o volante Renan, o quinto volante atleticano. O inevitável aconteceu aos 35 minutos. Ronaldinho lançou Jael que foi derrubado pelo goleiro Santos. Ronaldinho cobrou e abriu o marcador.
A entrada de Guerrón no lugar de Wendel não foi o suficiente para o Furacão igualar o placar. Cléber Santana ainda teve grande chance para marcar aos 41 minutos, mas o jogo terminou mesmo com a vitória flamenguista.
As equipes disputam a partida de volta no dia 24 de agosto, na Arena da Baixada. Para avançar para a fase internacional da Copa Sul-Americana, o Furacão precisará vencer por dois gols de diferença. Vitória atleticana por 1 a 0 levará a partida para a decisão por pênaltis.
%ficha=853%