29 nov 2011 - 10h34

Petraglia obtém na Justiça acesso a lista de sócios

O grupo de Mario Celso Petraglia ajuizou uma ação cautelar de exibição de documentos em face do Clube Atlético Paranaense na última sexta-feira. A ação foi proposta pelos sócios Mario Celso Petraglia, José Cid Campêlo Filho e Antônio Carlos de Pauli Bettega, que devem formar a chama CAPGIGANTE. Eles pediram que o clube fornecesse a lista de sócios aptos a participar da eleição de 15 de dezembro para o fim de constituir chapa para o Conselho Deliberativo. O juiz Helder Luís Henrique Taniguchi, da 19ª Vara Cível de Curitiba, defiriu liminarmente o pedido de exibição de documentos.

De acordo com o Estatuto do Clube Atlético Paranaense, a lista de sócios deve ser disponibilizada no mínimo 15 dias antes da data da eleição. Ou seja, de acordo com o Estatuto o clube estava obrigado a afixar a relação dos sócios em secretaria até o dia 30 de novembro.

O grupo liderado por Petraglia considerou o prazo muito curto e solicitou diretamente ao clube a liberação da relação dos sócios. O pedido não foi respondido. Mais recentemente, o pedido foi feito para a Junta Eleitoral, que acolheu o pedido e solicitou que a Diretoria Executiva do Atlético fornecesse a lista aos solicitantes. Em face da demora, os sócios ajuizaram a ação.

A decisão judicial determina que o clube forneça, em até 48 horas, a relação completa de sócios que atendam as condições exigidas para votar e serem votados (pessoa física e pessoa jurídica), o número de votos que cada um representa, acompanhada dos respectivos endereços (físicos e eletrônicos), informando também o tempo ininterrupto de associação.

Eleição anterior

Na eleição de 2008, a divulgação da lista de sócios também foi objeto de disputa. A Chapa Jofre Cabral e Silva – Atlético Mais Futebol, liderada por José Henrique de Faria e Nelson Fanaya, chegou a ter o registro indeferido pela Junta Eleitoral por descumprimento dos requisitos estatutários. “Eles deveriam ter afixado a relação de todos os sócios com 15 dias antes da data de eleição; não o fizeram, portanto há uma irregularidade nesse processo”, reclamou Faria na ocasião. Depois, a chapa de oposição obteve uma liminar no Tribunal de Justiça para participar da eleição.

Registro das chapas

A eleição do Atlético será realizada no dia 15 de dezembro. As chapas devem ser registradas até o dia 5 de dezembro. Até o momento, nenhuma chapa foi oficialmente registrada. Informalmente, já foram lançadas duas chapas: CAPGIGANTE (Mario Celso Petraglia) e Paixão pelo Furacão (Diogo Braz e Enio Fornéa Júnior).

As chapas devem ser compostas por no mínimo 150 e no máximo 300 candidatos a conselheiros. Podem se candidatar sócios com no mínimo quatro anos de vida associativa ininterrupta. Para ser aceito, o requerimento de registro de chapa deve contar com a assinatura de todos os candidatos. Além disso, cada chapa deve indicar o nome dos conselheiros que farão parte da mesa diretora do Conselho Deliberativo, o nome de pelo menos dez sócios com vida associativa ininterrupta há mais de cinco anos e um plano de negócios para o triênio, incluindo metas de gestão, fontes de receita, destinação de despesas e estratégias de administração.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…