15 dez 2011 - 23h31

Relembre a trajetória de Petraglia no Atlético

Mario Celso Petraglia está de volta ao Atlético. Depois de cerca de três anos fora do clube por divergências com a antiga diretoria, o cartola retorna ao clube e deve ser indicado como presidente do Conselho Administrativo do clube – cargo que já ocupou anteriormente.

Petraglia é conselheiro do Atlético desde os anos 80, mas seu nome ganhou peso após 1995. O dirigente liderou um movimento que resultou no retorno do Atlético à série A do Brasileirão, construiu a Arena da Baixada, conquistou os títulos da Seletiva e do Campeonato Brasileiro em 2001, além de títulos Paranaenses.

Após a maior conquista do clube, porém, a relação de Petraglia com outros dirigentes foi de atrito. Em 2002, ele chegou a se afastar do Atlético, mas retornou após o movimento “Fica Petraglia”. Depois disso, nomes que fizeram parte de diretorias anteriores, como Marcus Coelho, Enio Fornea e Ademir Adur deixaram o clube – culminando com a participação desses em chapa de oposição à Petraglia nas eleições deste ano.

Petraglia foi nome forte do Atlético até o final de 2008, apoiado principalmente por João Augusto Fleury da Rocha, então presidente do Conselho Administrativo do Atlético. Sob o comando da dupla, o Atlético chegou à final da Libertadores da América de 2005 e conquistou o Paranaense daquele ano, além do vice-campeonato brasileiro, em 2004.

Na última eleição, Petraglia apoiou a chapa de Gláucio Geara e Marcos Malucelli, que venceu o pleito. Após divergências com Malucelli, deixou o dia a dia do clube já no início de 2009. Na oposição, Petraglia fez duras críticas à diretoria e, mesmo fora da diretoria, conseguiu mobilizar um grupo de conselheiros e aprovar a construção da segunda fase da Arena da Baixada com recursos do Atlético.

A presença do ex-presidente nas redes sociais – principalmente no Twitter – foi constante nos últimos anos. Fora de campo, Petraglia também articulou movimentos como a Assocap e a chapa CapGigante – eleita nas eleição desta quinta-feira.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…