1 mar 2012 - 18h12

Zagueiro Rafael assina contrato por dois anos

O Atlético acertou a contratação do zagueiro Rafael Schmitz, de 31 anos, que estava no futebol francês. A notícia surgiu no site oficial do Valenciennes Football Club, clube da primeira divisão do futebol francês com o qual Rafael tinha contrato por mais alguns meses. Em entrevista ao site do VA, Rafael revelou que assinou contrato de dois anos com o Furacão. Por enquanto, a notícia ainda não foi confirmada pela direção do Rubro-Negro.

Rafael é natural de Blumenau e chegou a jogar nas categorias de base do Atlético. Quando tinha 15 anos, ele teve uma passagem pelo time infantil. Depois, passou ainda pelo Santos e seguiu para o então Malutrom (hoje Corinthians Paranaense), onde se profissionalizou em 2000. Participou da conquista do Módulo Verde da Copa João Havelange, o equivalente à Série C do Campeonato Brasileiro, na sua primeira temporada como atleta profissional.

Em 2001, foi negociado com o Lille, da França, e iniciou uma trajetória de uma década no futebol europeu, disputando competições importantes como a Champions League, a Copa da UEFA e os campeonatos de primeira divisão da França, Rússia e Inglaterra. Em seis anos de contrato com o Lille, foi emprestado por um breve período (2004) para o Krylia Sovetov, mesmo clube onde jogou o ex-atleticano Souza. De volta ao Lille em 2005, viveu sua melhor fase, assumindo a titularidade absoluta da equipe na conquista do vice-campeonato francês.

Na temporada 2007-2008, foi emprestado ao Birmingham City, clube pelo qual disputou 15 jogos da Premier League, a primeira divisão do Campeonato Inglês. Em 2008, assinou um contrato de três anos com o Valenciennes, clube de porte médio no futebol francês. Vestindo a camisa 5, fez mais de 50 partidas pelo clube e conquistou o respeito dos torcedores. Contudo, algumas lesões atrapalharam sua trajetória. “É o futebol, é uma pena de sair, mas entrei em acordo com o clube e foi algo bom para mim e para o clube. Agradeço aos torcedores, que sempre me apoiaram, mesmo nos momentos difíceis, como quando eu me machuquei. O Valenciennes sempre vai estar no meu coração”, afirmou, em sua despedida da França.

Acerto com o Atlético

O site oficial do Valenciennes entrevistou Rafael Schmitz sobre a sua despedida do clube e ele contou que está animado em voltar ao futebol brasileiro. “Sim, é oficial. Eu assinei minha rescisão e assinei um contrato de dois anos com o Atlético Paranaense. É uma equipe que está na segunda divisão do Brasil, que não fica muito longe da minha cidade (Blumenau) e estou muito contente”, declarou o jogador, em francês.

“É sobretudo um desafio, porque é um clube que tem como objetivo voltar à primeira divisão e isso me atrai. Quando eu tinha 15 anos joguei lá, eu conheço o clube, tem uma grande estrutura e eu acredito que será muito bom para mim”, afirmou o zagueiro, que morou em Curitiba por três anos na época em que defendeu o Malutrom.

Rafael tem 1,83 m e é canhoto, costumando atuar como quarto-zagueiro. Ele é empresariado pelos agentes Alexandre Kuniy e Sandro Wienhage, de Blumenau. No site da empresa, o jogador é descrito como “rápido, excelente na bola aérea, ótimo cabeceio, bom passe e com grande experiência internacional”. Ainda segundo os agentes, ele pode atuar também na lateral-esquerda.

Ficha técnica
Nome completo: Rafael Schmitz
Posição: zagueiro
Data de nascimento: 17/12/1980
Local de nascimento: Blumenau (SC)
Altura: 1,83m
Peso: 75kg
Clubes em que jogou: Malutrom, Lille-FRA, Krylia Sovetov-RUS, Birmingham City-ING e Valenciennes-FRA



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…