28 mar 2012 - 11h49

Atletiba de torcida única será julgado no TJD

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) vai julgar o Atletiba de torcida única, ocorrido no dia 22 de fevereiro na Vila Capanema, na próxima quarta-feira (4), às 19 horas. A denúncia da procuradoria será avaliada pela 3ª Comissão Disciplinar do tribunal, podendo ir para o pleno depois, caso uma das partes envolvidas resolva recorrer.

De acordo com a denúncia, Atlético e Coritiba teriam ferido o Estatuto do Torcedor por terem assinado um acordo permitindo o jogo com torcida única. Os clubes, caso sejam considerados culpados, podem receber uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil. As outras partes envolvidas no acordo, como Ministério Público e Polícia Militar, não são citadas pela procuradoria por não fazerem parte da esfera esportiva.

No entanto, independentemente do resultado do julgamento, isso não significa que o próximo Atletiba, marcado para o dia 22 de abril, no Couto Pereira, será obrigatoriamente com duas torcidas. Caso exista uma penalidade, o Coritiba poderá avaliar se vale a pena ou não optar por usar o mesmo artifício.

Polêmica

A decisão por torcida única no clássico do primeiro turno causou polêmica. Após a diretoria do Atlético propor a ação, através do presidente Mario Celso Petraglia, Coritiba e Polícia Militar aceitaram a ideia.

O fato de o duelo ser em uma Quarta-Feira de Cinzas, logo depois do carnaval, dificultaria o trabalho dos agentes de segurança. O parecer positivo do Ministério Público em caráter de exceção fechou a questão. No entanto, o órgão lembrou em seu parecer que o Estatuto do Torcedor foi violado.

“Rasga-se o Estatuto do Tor­ce­­dor, diante da impossibilidade de o estado dar segurança aos torcedores”, diz o texto assinado pela promotora Stella Maria Burda. “É lamentável que situações como esta ocorram em um país, e o que é pior, em uma capital, que pretende, em breve, sediar jogos de futebol da Copa do Mundo”, também traz a mensagem do MP.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…