O time ideal para o Atletiba

Atlético joga domingo

A torcida atleticana, através do Twitter, escalou o “time ideal” do Furacão para enfrentar o Coritiba, no próximo domingo. Para ela, o melhor 11 para o Rubro-Negro hoje, com todos os jogadores à disposição, tem, no esquema 4-3-3: Vinicius, Gabriel Marques, Manoel, Bruno Costa, Héracles, Deivid, Paulo Baier, Martín Ligüera, Guerrón, Ricardinho e Edigar Junio.

Na formação tática 4-3-3, com um volante de ofício e dois meias, o time teria o experiente Paulo Baier atuando mais recuado, com o uruguaio Martín Ligüera na função de meia armador. Uma variação é o avanço do camisa 5, Deivid, e o recuo do maestro para a função de primeiro volante, para organizar a transição da defesa para o ataque. Na frente, sem um centroavante de ofício, o trio de ataque – a princípio com Guerrón na direita, Ricardinho na esquerda e Edigar Junio centralizado – deve apostar na movimentação, para confundir a defesa coxa-branca.

Cadeira cativa

Três jogadores do atual elenco parecem ser os “intocáveis” do time rubro-negro, pelo menos no momento, para a torcida. São eles: o zagueiro Manoel, o volante Deivid e o atacante Guerrón. Eles estiveram em quase 100% das escalações. Dos três, o defensor entrou em campo mais vezes, atuando em 22 partidas na temporada. O volante não fica atrás, participando de 20 jogos. Já o equatoriano apresenta a melhor média e aproveitamento: são 11 gols em nove jogos e quatro assistências.

Quase garantidos

Logo após os três mais votados, aparecem outros seis que têm lugar quase garantido no time da torcida atleticana. O lateral-direita Gabriel Marques parece ter ganhado a preferência dos torcedores na posição, sendo o amplamente mais votado em relação a Pablo, que vinha atuando improvisado no setor. Do outro lado, na lateral-esquerda, Héracles também teve a maior votação na posição. No meio, a dupla Martín Ligüera e Paulo Baier foi a mais lembrada, embora Zezinho também tenha sido citado por muitos torcedores, em razão de sua boa fase na equipe. Na frente, Ricardinho e Edigar Junio foram os mais lembrados na hora de formar o trio ofensivo do Furacão ao lado do unânime Guerrón. Bruno Furlan e Marcinho também foram citados por alguns torcedores.

Disputa acirrada

A formação do setor defensivo foi o que mais gerou dúvidas na torcida atleticana. Bruno Costa e Rafael Schmitz empataram no número de opiniões. O primeiro atuou em 11 jogos na temporada e figurou como polivalente no time de Carrasco, já que jogou nas duas laterais e voltou a jogar na zaga. Na última partida, contra o Arapongas pelo Campeonato Paranaense, Bruno marcou o gol da vitória atleticana. Além disso, sua atuação diante do Criciúma, pelo jogo de volta, também foi elogiada. Já Rafael atuou em apenas duas partidas, diante do Corinthians Paranaense e Criciúma, no jogo de ida, em Santa Catarina. Para desempatar, a Furacao.com perguntou novamente aos torcedores e o mais votado acabou sendo Bruno Costa pra formar a zaga ao lado de Manoel. Gabriel Marques e Renan Foguinho foram lembrados por alguns torcedores, mas não chegaram a 4% dos votos.

Correm por fora

Três jogadores não conseguiram garantir uma vaga no time ideal da torcida: o volante Alan Bahia, o meia Harrison e o atacante Marcelo, citados por apenas 2% do total de votos. Recordista de jogos no Furacão, Alan Bahia reestreou contra o Toledo e ainda luta para ser titular no time de Carrasco. Grande revelação do Atlético em 2012, o meia Harrison estava conquistando vaga no time titular e se firmou na equipe com a então lesão de Martín Ligüera. Mesmo tendo atuado em 19 partidas na temporada, o jovem perdeu espaço na equipe, sendo substituído em algumas partidas, além de outras não figurar nem no banco de reservas. Por fim, o atacante Marcelo voltou bem após estar emprestado ao Vitória. Porém, sofreu uma grave lesão na partida de abertura do returno do Paranaense, diante do Londrina, e ainda está em fase de recuperação.

Descartados

Apenas quatro jogadores não foram indicados por nenhum* dos tuiteiros que opinaram sobre a escalação ideal: o lateral-esquerda Paulo Otávio, o meia Jenison e os atacantes Nieto e Léo Mineiro.

(*) jogadores que estavam ou estão no departamento médico como Santos, Rodolfo, Renan Rocha Renan Teixeira, Adriano, Bruno Mineiro não foram citados pelos torcedores ou considerados pela reportagem na contagem dos votos.