15 maio 2012 - 16h00

Fifa avalia obras da Arena como ‘baixo risco’

Um relatório da Fifa e obtido pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que a entidade máxima do futebol avalia como situação de risco o andamento de obras de cinco dos estádios sede para a Copa de 2014. A Arena da Baixada é um dos estádios citados pela reportagem publicada no jornal hoje. Contudo, de acordo com as informações, a classificação da sub-sede de Curitiba é de ‘baixo risco’.

O relatório foi realizado com base em informações fornecidas pelas empreiteiras responsáveis pelos estádios e comitês das cidades sede, além de visitas técnicas. A Arena da Baixada foi avaliada como a segunda obra com menor percentual de conclusão, 12%, atrás apenas de Porto Alegre, com 4%. Um e-mail (obtido pela reportagem do jornal) do consultor especial da Fifa para estádios, Charles Botta, destinado ao presidente da entidade, Joseph Blatter, e ao secretário geral do evento, Jérôme Valcke, datado de 4 de maio, ressalta, no entanto, a comemoração de que “finalmente Porto Alegre e Curitiba iniciaram [as obras]”.

A definição da Arena da Baixada como estádio sede dos jogos da Copa do Mundo aconteceu ‘no apagar das luzes’, após especulações de que a Federação Paranaense de Futebol e outros clubes poderiam indicar um ‘plano B’ para a construção de uma nova Arena sem injeção de dinheiro público e contando com o aval de um ‘investidor estrangeiro’.

Depois da indicação, o Atlético negociou com os governos municipal e estadual apoio financeiro para execução das obras, culminando na cessão de potenciais construtivos em Curitiba como garantia do empréstimo financeiro junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento.

Em fevereiro, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitou a obra e mostrou-se tranquilo em relação ao projeto e ao prazo. “Dos R$ 400 milhões que o BNDES dispõe, o Atlético vai lançar mão de apenas R$ 120 milhões. Com as garantias do governo do Estado e da prefeitura, não teremos qualquer problema no decorrer do processo e aos prazos”, ressaltou.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…