12 jun 2012 - 17h55

Treinador tem perfil acadêmico

O novo técnico do Atlético, Ricardo Drubscky, tem um perfil acadêmico. Estudioso do futebol, ele é autor de livros, professor e palestrante em eventos relacionados ao tema. Em sua gestão anterior, o presidente Mario Celso Petraglia investiu em profissionais com este perfil. O mais famoso foi o professor Antônio Carlos Gomes, atualmente no Corinthians. Hoje o Atlético conta com vários profissionais com este perfil, como o assessor científico Oscar Erichsen.

Ricardo Drubscky é Bacharel em Educação Fìsica pela Universidade Federal de Minas Gerais, turma de 1987. Ao longos dos últimos anos, ele aliou a experiência prática com a formação teórica. Foi coordenador do curso de treinadores de futebol da CBF e publicou, em 2003, o livro “O Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira”, cuja segunda edição está no prelo. A primeira edição teve apresentação de Levir Culpi e prefácio de Luiz Felipe Scolari.

“Nunca deixei de estudar e ou me interessar pelos fenômenos táticos do campo, mesmo estando durante oito anos em cargos de gestão de departamentos de base e profissionais em grandes clubes brasileiros. Agora, nesta nova fase, estou praticando esse vasto conteúdo de estudo aliado aos anos de experiência e também estudos que tive como treinador em momentos anteriores à minha carreira de gestor”, afirmou Drubscky em recente artigo publicado no site Universidade do Futebol.

O novo técnico atleticano é autor de diversos artigos científicos e é frequentemente convidado para proferir cursos e palestras. No ano passado, por exemplo, foi um dos professores de um curso de técnico de futebol de campo promovido pela Federação Paulista, ao lado de nomes como Carlos Alberto Parreira e Ney Franco.

Confira um trecho de palestra proferida por Drubscky em 2010:



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…