Confira a análise tática do Guarani
O Furacão vai até o Brinco de Ouro da Princesa neste sábado em Campinas para enfrentar o Guarani. O jogo é válido pela 13ª rodada do Brasileirão e a partida acontece às 16h20. Este é um jogo de opostos, pois enquanto o time de casa lutará pela vitória para se afastar da ZR, o Atlético jogará em busca da vitória para diminuir a diferença do G4. Atualmente, o Guarani está fora da ZR por apenas dois pontos, enquanto o Atlético está oito pontos atrás do 4º colocado.
O Rubro-Negro vem de um tropeço diante da sua torcida. No último final de semana foi derrotado pelo Vitória em Paranaguá e perdeu a chance de se aproximar do G4. Já o Guarani vem de um empate com o até então vice-líder América-MG, jogando em Minas.
O treinador do Bugre é o Oswaldo Alvarez, o Vadão, e ele realizará algumas alterações na equipe que empatou com o América-MG. Vadão terá o desfalque de Danilo Sacramento que ficará fora da equipe por quatro semanas. Além de Danilo, Oswaldo Alvarez não possa contar com Bruno Mendes, que sentiu uma pancada no tornozelo e será avaliado antes do jogo. A única alteração que já tem substituto definido é a saída de Bruno Recife, suspenso, para a entrada de Alex Barros.
Assim, o time do Guarani deverá entrar em campo com: Emerson; Chiquinho, Neto, André Leone e Alex Barros; Ademir Sopa, Jackson, Fábio Bahia e Kleiton Domingues; Thiaguinho e Schwenck.
No Furacão, o treinador Jorginho deverá promover uma alteração tática e o Rubro-Negro deverá atuar, pelo menos no primeiro tempo, no 3-5-2. Para alterar o esquema do 4-3-3 para o 3-5-2, Jorginho treinou com o zagueiro Luiz Alberto no lugar do atacante Ricardinho. Jorginho terá que fazer outras alterações, como a saída de Wellington Saci e Paulo Baier, ambos machucados, e deverão entrar Bruno Costa e Harrison. Além de Saci e Baier, Deivid e Renan Foguinho continuam em tratamento no DM e não estarão a disposição para o jogo com o Bugre.
O garoto Harrison volta a ter uma chance na equipe titular e terá a missão de substituir Paulo Baier na criação das jogadas ofensivas do Rubro-Negro. O provável time que enfrentará o Guarani no Brinco de Ouro será formado com: Weverton; Manoel, Cleberson e Luiz Alberto; Maranhão, Derley, João Paulo, Harrison e Bruno Costa; Marcelo e Tiago Adan. Mas a possibilidade do Rubro-Negro atuar o segundo tempo no 4-3-3 existe, e é grande. E para colocar este esquema, Jorginho deverá tirar Luiz Alberto e colocará em campo o garoto Bruno Furlan. Esta alteração do esquema tático tem sido treinada durante essa semana por Jorginho, e deverá ser assim na hora do jogo, mas obviamente o 4-3-3 pode não ser utilizado, principalmente se o resultado parcial com o 3-5-2.
Fique de olho: o Guarani é um bom time, e que tem em Kleiton Domingues e Schwenck as suas principais peças para o jogo de amanhã. Kleiton é um bom meia, com velocidade e um passe qualificado. Schwenck é o atacante no estilo fazedor de gols, se a bola cair no seu pé, ele não tem vergonha de chutar de bico e assim faz os seus gols.
Caminhos da vitória: o Atlético deverá explorar o lado direito do ataque, pois o garoto Alex Barros deverá fazer a sua estreia nesse Brasileirão, e ele é um jogador que gosta de atuar do meio pra frente, deixando sua lateral no setor defensivo descoberta. E Harrison deverá usar velocidade para partir pra cima do zagueiro Neto, que tem menos recursos para o desarme. Se Harrison e Tiago Adan conseguirem fazer boas trocas de passes, o Furacão tem tudo para ficar na cara do goleiro Emerson durante todo o jogo.
Reportagem: Maurício Matsueda, especial para a Furacao.com