3 ago 2012 - 21h07

Confira a análise tática do São Caetano

O Atlético recebe o São Caetano, no Estádio Gigante do Itiberê, em jogo marcado para as 16h20 deste sábado (04). O jogo é considerado como um jogo de seis pontos, pois além de subir na pontuação, segura a ascensão do seu adversário. O São Caetano ocupa hoje a 5ª colocação, com os mesmos 26 pontos que América-RN, América-MG e Goiás. Enquanto isso, o Furacão ocupa a 9ª colocação com 20 pontos conquistados. Assim, caso o Atlético vença, além de somar três pontos, encostará em um adversário direto pelo acesso.

O São Caetano vem de uma sequência de 12 jogos de invencibilidade, sendo sete vitórias e cinco empates. O técnico Sérgio Guedes não poderá contar com o atacante Leandrão que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo diante do Vitória e também não poderá escalar o zagueiro Wagner, que foi expulso neste mesmo jogo.

Com isso, Sérgio Guedes deve manter a mesma base que atuou diante do rubro-negro baiano e fará apenas as alterações a que ele é obrigado. Assim o São Caetano deve entrar em campo com: Luiz; Samuel Santos, Gabriel, Eli Sabiá e Diego Correa; Augusto Recife, Pedro Carmona, Eder e Marcelo Costa; Geovane e Somália.

Pelo lado do Furacão, Jorginho deverá fazer duas estréias, o meia atacante Henrique (que veio da Portuguesa na troca com Bruno Mineiro) e o centroavante Marcão, que veio do Atlético-GO. Além disso, Héracles deve continuar como titular na lateral esquerda e Gabriel Marques pode ganhar nova chance na direita. A entrada deste deve acontecer em virtude de Maranhão, o titular da posição, estar sentindo dores musculares.

Jorginho vai mudar o esquema de jogo atleticano e jogará no 4-4-2 quando o time não estiver com a bola. Já quando estiver atacando, o Furacão atuará num 4-2-4, com Felipe e Henrique jogando como atacantes. O time deverá atuar com: Weverton; Maranhão (Gabriel Marques), Manoel, Cleberson e Héracles; João Paulo, Derley; Felipe e Henrique; Marcão e Marcelo. A escolha por atuar no 4-2-4 quando estiver atacando vem do fato de Felipe e Henrique já terem atuado nessa posição com Jorginho – o primeiro jogou nesta posição no Palmeiras e o segundo na Portuguesa. Com essa formação ofensiva, Jorginho não deverá liberar Gabriel Marques e Héracles para o ataque e, assim, os laterais deverão auxiliar até a metade do campo.

O Rubro-Negro, quando estiver com a posse da bola, jogará em um modelo extremamente ofensivo e tanto Felipe quanto Henrique deverão se aprofundar pelos lados do campo, descendo pela diagonal da meia cancha para o lado do ataque.

Fique de olho: Os volantes e zagueiros do Furacão terão uma árdua missão. Além de não poderem dar espaços ao experiente Somália, que mesmo tendo marcado apenas uma vez na Série B, é um matador e tem uma boa finalização. Além deles, a defesa atleticana terá que cuidar dos meias Eder e Marcelo Costa que jogam avançados e ambos tem ótima finalização, além de preparo físico. Inclusive os dois meias são os artilheiros do Azulão na Série B.

Caminho da vitória: O lado direito da defesa do São Caetano é o seu ponto mais frágil. Samuel Santos, o lateral direito, joga constantemente no campo ofensivo e deixa muitos espaços livres. E quem atua na sua cobertura é um zagueiro conhecido da torcida atleticana – Gabriel Valongo, que atuou pelo Furacão no Paranaense 2011. Gabriel é um zagueiro alto, e que dificilmente perderá na bola área, mas é lento. Com jogadas rápidas entre Felipe e Marcelo, que deverão jogar pela esquerda, o Rubro-Negro tem totais condições de criação de boas oportunidades de gol.

Reportagem: Mauricio Matsueda, especial para a Furacao.com



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…