O Furacão inicia sua última partida na Série B de 2012 precisando apenas de um empate para garantir sua classificação para a almejada Série A. Mesmo um placar fechado leva o Rubro-Negro para a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro sem depender de outros resultados.
O Atlético ainda disputa uma das duas vagas disponíveis para a primeira divisão com Vitória e São Caetano. O primeiro tem os mesmos 70 pontos atleticanos; e o segundo, com menos chances, tem 68. Qualquer empate classifica o Furacão, já que mesmo ganhando sua partida do Guarani, o Azulão não alcançaria o número de vitórias rubro-negras.
Se o resultado frente ao Paraná Clube for de derrota, aí sim o Atlético precisa se preocupar com outros resultados. Nesse caso, será preciso torcer por um revés de Vitória ou São Caetano. Sendo assim, um dos dois mantém sua posição atual, abaixo do Furacão na tabela.
Já em caso de vitória, o Atlético pode até terminar o campeonato em segundo lugar. Se Vitória e Criciúma empatarem ou perderem seus jogos com Ceará e Avaí, respectivamente, o Furacão tem a chance de superar ou igualar em número de pontos, o que lhe garantiria a segunda colocação nos critérios de desempate com 73 pontos, 22 vitórias e um saldo de gols de pelo menos 29 gols.