Em ranking divulgado nessa sexta-feira (21) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Atlético Paranaense ocupa o 13° lugar dentre todos os clubes brasileiros. A primeira colocação é ocupada pelo Fluminense, atual campeão brasileiro. Em segundo lugar está o Corinthians, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes durante este ano.
O Furacão encontra-se entre os 20 primeiros, mesmo após ter passado o ano de 2012 na Série B. O Rubro-Negro ficou à frente no ranking de todos os que obtiveram o acesso para a Série A em 2013: Vitória (15º), Criciúma (33º) e o campeão da Série B, Goiás (16º), estão atrás do Atlético no ranking.
No cenário paranaense, o Atlético está duas posições atrás do rival Coritiba, que disputou duas finais de Copa do Brasil nos últimos dois anos. Isso porque, de acordo com as novas regras adotadas pela CBF, apenas os cinco últimos anos são considerados para o ranking – o formato anterior levava em conta todas as competições da CBF desde 1959. Assim, dos últimos rebaixamentos do alviverde, apenas o de 2009 foi computado. O Paraná Clube, que disputa a Série B desde 2008, ocupa a 27ª posição no ranking.
Caso fossem consideradas as competições das últimas décadas, o Atlético estaria em uma posição mais privilegiada, tendo em vista o título do Campeonato Brasileiro, em 2001, o vice-campeonato nacional em 2004 e o vice da Libertadores, em 2005. Os novos critérios adotados pela CBF estão sendo questionados por torcedores de todo o Brasil nas redes sociais.