Atlético terá o dobro de uma pré-temporada européia
O time principal do Atlético terá 90 dias de pré-temporada em 2013. O clube se reapresentou em 3 de janeiro e só irá estrear oficialmente em 3 de abril, em Pelotas (RS), contra o Brasil, pela Copa do Brasil. O tempo de preparação é o dobro do adotado tradicionalmente pelos clubes europeus.
Na Europa, a pré-temporada normalmente começa na última semana de junho antes disso, os jogadores ficam de férias. O mês de julho é dedicado a torneios festivos, jogos amistosos e treinos. As competições oficiais começam na primeira semana de agosto. Portanto, são 40 a 50 dias de preparação.
As comissões técnicas dos clubes brasileiros sempre reclamaram do calendário nacional, que entra em férias no início de dezembro e recomeça na primeira semana de janeiro. São apenas duas semanas de pré-temporada antes do início dos estaduais. Segundo técnicos e preparadores físicos, o tempo mínimo para uma boa adaptação física é de 40 dias. Não é a toa que muitos clubes escalam reservas ou equipes alternativas nas primeiras rodadas dos estaduais.
O grupo principal do Atlético volta a jogar hoje. Será um jogo-treino contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli. Depois disso, planeja disputar um torneio amistoso no Nordeste, que por enquanto não teve detalhes divulgados.
O presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, avisou em entrevista que o Sub-23 representará o clube nas 22 rodadas do Paranaense. O time principal, de Ricardo Drubscky, disputará apenas a Copa do Brasil antes do Campeonato Brasileiro deste ano, com início em maio.
Reportagem de autoria do jornalista Silvio Rauth Filho, publicada originalmente no Jornal do Estado