2 abr 2013 - 10h32

Veja os principais nomes que passaram pelo Xavante

Nos 101 anos de história do Brasil de Pelotas foram vários os grandes nomes que passaram pelo rubro-negro gaúcho entre jogadores e integrantes da comissão técnica.

O Xavante tem um rol de nomes admiráveis.
O maior nome de toda a história do Brasil de Pelotas é o uruguaio Claudio Milar, que atuou entre 2003 e 2009 com a camisa rubro-negra e ultrapassou a marca dos 100 gols com a camisa do clube pelotense. Ele ficou marcado na história do futebol gaúcho quando na temporada 2004 conseguiu marcar 33 gols na segunda divisão gaúcha. Milar faleceu em 2009, quando o ônibus da delegação do Brasil de Pelotas despencou em um barranco e mais duas pessoas acabaram falecendo.

Outro grande nome da história Xavante foi o meio-campista Ubirajara Machado Ferreira ou Birinha, apelido que o tornou famoso no futebol gaúcho na década de 60. Birinha tinha muita técnica e categoria, detalhes que faziam do garoto recém-promovido da base Xavante o maestro de um dos maiores meios de campo da história do Brasil de Pelotas.

Outro nome que faz o torcedor Xavante sentir orgulho de falar é Paulo de Souza Lobo, que foi apelidado de Galego. Jogou durante seis anos no Xavante e se aposentou do futebol aos 26 anos em virtude de uma lesão no joelho. Ele também treinou o Brasil de Pelotas, onde teve seis passagens. No total, Galego dirigiu a equipe gaúcha por 12 anos e comandou a equipe em 455 partidas.

Quatro grandes treinadores dirigiram o Xavante, mas nenhum conquistou título expressivo. Pelo comando do rubro-negro gaúcho passaram grandes nomes do cenário nacional como Felipão, Mano Menezes, Celso Roth e Cuca.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…