Veja os principais nomes que passaram pelo Xavante
Nos 101 anos de história do Brasil de Pelotas foram vários os grandes nomes que passaram pelo rubro-negro gaúcho entre jogadores e integrantes da comissão técnica.
O Xavante tem um rol de nomes admiráveis.
O maior nome de toda a história do Brasil de Pelotas é o uruguaio Claudio Milar, que atuou entre 2003 e 2009 com a camisa rubro-negra e ultrapassou a marca dos 100 gols com a camisa do clube pelotense. Ele ficou marcado na história do futebol gaúcho quando na temporada 2004 conseguiu marcar 33 gols na segunda divisão gaúcha. Milar faleceu em 2009, quando o ônibus da delegação do Brasil de Pelotas despencou em um barranco e mais duas pessoas acabaram falecendo.
Outro grande nome da história Xavante foi o meio-campista Ubirajara Machado Ferreira ou Birinha, apelido que o tornou famoso no futebol gaúcho na década de 60. Birinha tinha muita técnica e categoria, detalhes que faziam do garoto recém-promovido da base Xavante o maestro de um dos maiores meios de campo da história do Brasil de Pelotas.
Outro nome que faz o torcedor Xavante sentir orgulho de falar é Paulo de Souza Lobo, que foi apelidado de Galego. Jogou durante seis anos no Xavante e se aposentou do futebol aos 26 anos em virtude de uma lesão no joelho. Ele também treinou o Brasil de Pelotas, onde teve seis passagens. No total, Galego dirigiu a equipe gaúcha por 12 anos e comandou a equipe em 455 partidas.
Quatro grandes treinadores dirigiram o Xavante, mas nenhum conquistou título expressivo. Pelo comando do rubro-negro gaúcho passaram grandes nomes do cenário nacional como Felipão, Mano Menezes, Celso Roth e Cuca.