Confira a análise tática do Arapongas
O Furacão receberá o Arapongas neste sábado na abertura da 8ª rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense 2013. Em situações opostas no campeonato, o Rubro-Negro entra em campo buscando a vitória para assumir a liderança, mesmo que temporária, do segundo turno.
Para permanecer na liderança, o Furacão precisa vencer e o Londrina perder. Já para o Arapongas a partida vale para se afastar da zona de rebaixamento, ou no mínimo, manter cinco pontos de vantagem sobre o Paranavaí, que abre a ZR.
O Arapongas vem de três derrotas consecutivas e entrará no Ecoestádio com a intenção de se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento e poder sonhar com uma final do interior. Lio Evaristo, atual treinador do Arapongas, não poderá contar com o lateral-direita Cristovan, que cumprirá a suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Lio deve escalar Pedro Balu, que não inicia uma partida desde o dia 6 de fevereiro, e deverá ter nova oportunidade com a camisa 2 do Verdão do Norte.
Mas Lio não terá só desfalques. O comandante da equipe araponguense terá três retornos ao time titular. O volante russo e os meias Edu Amparo e Lucas Silva estão à disposição e devem iniciar o duelo no 11 inicial.
O Arapongas joga no 4-4-2 e, com a chegada de Lio Evaristo ao comando, passou a atuar defensivamente com duas linhas de quatro se compactando de modo muito rápido. Porém, o Arapongas ataca com quatro jogadores e usa a velocidade de Lucas Silva e Eder e a técnica de Edu Amparo e Arapongas para se desvencilhar da marcação adversária e infiltrar com perigo na área. Com Lio Evaristo, o Arapongas passou a trabalhar mais a bola e tem por característica o arremate de dentro da área, sem muitos arremates de média ou longa distância.
O Arapongas deverá entrar com este time em campo: Edson; Pedro Balu, Breno, Marcelo e Telles; Jean, Russo, Lucas Silva e Edu Amparo; Éder e Baiano.
Fique de Olho: Titular nos últimos oito jogos do Arapongas, o atacante Éder tem ganho destaque no Verdão do Norte. Com jogadas rápidas e muito oportunismo, o atacante marcou cinco gols nas últimas oito partidas. Com uma finalização certeira de dentro da área, Éder é o principal perigo ao goleiro Santos.