Confira a análise tática do América-RN
Adversário desta quinta-feira (09), em duelo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, o América-RN viveu duas situações bem distintas nestes primeiros quatro meses de 2013. Depois de ter uma atuação fraca na Copa do Nordeste, sendo eliminado na primeira fase da competição regional, o Mecão conseguiu vencer o primeiro turno do Campeonato Potiguar e já tem vaga garantida na final da competição estadual. E no último final de semana, o Dragão fez a primeira partida da final do segundo turno potiguar e tenta conseguir o título estadual de maneira antecipada, conquistando os dois turnos da competição.
O América é treinado por um velho conhecido da torcida rubro-negra, o treinador Roberto Fernandes e atua no 4-4-2 clássico, com a linha central tendo dois jogadores mais centralizados e dois mais abertos pelas pontas para auxiliar na marcação. A equipe do América faz a inversão do meio-campo quando tem a bola e atua com um losango, chegando a ser considerado em alguns momentos como um 4-1-3-2, com Netinho e Fabinho abertos pelos lados e Cascata jogando mais centralizado e chegando com frequência na área adversária.
Com uma equipe veloz e com Netinho e Cascata com o pé calibrado, a expectativa é a de que o goleiro Weverton tenha muito trabalho em arremates de média distância. Além disso, a zaga atleticana precisará ter atenção com a troca de passes rápidos pelo lado esquerdo do ataque potiguar, que conta com Netinho e Renatinho, que conseguem deixar o atacante Itamar em boa condição de finalizar ao gol adversário.
O provável time de Roberto Fernandes será escalado com: Dida; Norberto, Índio, Edson Rocha e Renatinho; Ricardo Baiano, Netinho, Fabinho e Cascata; Itamar e Jorge Santos. Roberto Fernandes ainda pode surpreender e repetir a entrada do jovem atacante Odaildo no 11 inicial do Dragão ou até mesmo alterar o esquema para o 4-5-1 e tirar Jorge Santos do time titular e colocar Daniel para compor a meia cancha e chegar ao ataque com frequência, ao lado de Cascata.